PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA
DATA: 04/07/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: APRENDIZAGEM BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS MULTIMODAIS
PALAVRAS-CHAVES: ensino bilíngue educação infantil; aquisição da linguagem
RESUMO: O avanço no número de escolas nos últimos três anos que vêm implementando o currículo bilíngue está aumentando gradativamente. A escolha pelo ensino da língua inglesa como língua-alvo nos programas bilíngues se dá pela compreensão dela como língua-franca, isto é,aquele idioma que é escolhido como forma de unir diversos povos no intuito de haver uma melhor compreensão. Quando analisamos mais a fundo o processo de inserção do currículo bilíngue nas escolas, percebemos que a porta de entrada se dá pela educação infantil, com crianças por volta de três anos, onde o próprio processo de letramento da língua mãe está ocorrendo. Visto isso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua em um contexto “bilíngue” e multimodal numa turma de Infantil III, com duas crianças, um menino e uma menina, ambos com quatro anos de idade, estudantes de uma escola da rede particular de ensino da cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. Ao longo do percurso metodológico, foram analisadas as gravações das aulas do quarto bimestre, que está em modelo remoto. Com isso, a coleta de dados durou três meses, tendo como corpus aulas ao total. É válido ressaltar que a presente pesquisa tem cunho qualitativo, com uma perspectiva de pesquisa-ação, em conjunto com uma análise documental de literaturas nacionais e internacionais em consonância aos objetivos específicos. Os autores que compuseram o embasamento desta pesquisa foram: Bialystok (2003; 2017), Cardoso,Coutinho E Oliveira (2018), Carvalho (2006), Carvalho, (2014), Grosjean (2008), Hamers E Blanc (1989), Hoexter (2017), Krashen (1978; 1985), Lantolf E Thorne (2007), Lantolf; Beckett (2009), Leffa (1988), Marcelino (2009), Paiva (2014), Scarpa (2001), Silva (2021),Souza (2021), Vygotsky (1978; 2002) E Wood, Bruner E Ross (1976). Por fim, espera-se compreender quais as relações do processo de aprendizagem das crianças analisadas para compreendermos quais as variantes que possivelmente podemos encontrar em um ambiente não natural de segunda língua inseridas na educação infantil.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - JOSÉ MOACIR SOARES DA COSTA FILHO