PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CYNTHIA MARIA RODRIGUES LINS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTHIA MARIA RODRIGUES LINS RIBEIRO
DATA: 06/10/2015
HORA: 14:30
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: Letramento digital na formação de estudantes do curso de licenciatura em Geografia na modalidade a distância da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Educação a distância; Letramento digital
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Esta pesquisa, situada no cenário da educação a distância, como foco no letramento digital, buscou compreender as dificuldades específicas que estudantes do curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – apresentam inicialmente no que diz respeito ao processo de letramento digital. O objetivo geral da pesquisa foi investigar e compreender as práticas envolvendo letramento digital no contexto de estudantes ingressos no curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância. Para dar suporte a essa discussão foi utilizada a concepção de letramento digital amplo (SOUZA, 2007). Na mesma direção, para fundamentar a análise, além dessa concepção, foram utilizados aportes teóricos com base na teoria do letramento digital (SELBER, 2004; XAVIER, 2002; BUZATO, 2006, 2012; COSCARELLI, 2011; BRAGA, 2013) e de educação a distância (MORAN, 2002; PRETTI, 2009; MILL, 2011). A pesquisa norteou-se pelas seguintes questões: Qual o perfil do educando ingressante no curso de licenciatura em Geografia? Com quais principais práticas de letramento digital os estudantes tiveram contato antes de ingressar no curso de Geografia? Quais os motivos das dificuldades encontradas no AVA? Qual impacto das oficinas sobre letramento digital no processo de interação do educando com o AVA? A linha de pesquisa foi de base quanti-qualitativa, com análise do questionário e da disciplina Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. A análise e a discussão dos resultados mostraram que mesmo educandos que já tem contato com práticas de letramento digital apresentam em algum momento alguma dificuldade na interação com o ambiente virtual de aprendizagem
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO