PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ELIUDE DANTAS SÁ BEZERRA DE MELO

DISCENTE: ELIUDE DANTAS SÁ BEZERRA DE MELO
DATA: 20/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: Leitura e cotidiano escolar: desafio de formar leitores
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Leitura. Leitura e Texto
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A grande dificuldade dos professores em obter resultados satisfatórios com a leitura em sala de aula e na formação de leitores competentes tem gerado grandes discussões e preocupações. Essa é uma realidade bastante conhecida por aqueles que convivem no contexto educacional e que, de alguma forma, estão sempre trilhando novos caminhos em busca de motivar os estudantes a descobrirem na leitura um sentido a mais na escola e na vida. Refletindo a cerca desta problemática, elaboramos este projeto na intenção de observar como vem se dando o trabalho pedagógico com foco na leitura no ambiente escolar e contribuir, na medida do possível, com os professores que buscam de diversas maneiras despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Nesse percurso, são abordadas questões referentes às práticas pedagógicas e estratégias de ensino de leitura, utilizadas de forma cotidiana no contexto escolar, além de tecermos algumas concepções de leituras e reflexões a cerca do papel do professor enquanto formador de leitores. Para tanto, desenvolvemos um projeto de leitura em três turmas do 9º ano de uma escola estadual do Município de Recife – PE. É importante destacar que contamos com o apoio das professoras da disciplina de Língua Portuguesa para desenvolver o trabalho em sala de aula e da bibliotecária da escola quando ultrapassávamos o ambiente da sala de aula.
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ