PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA NOGUEIRA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA NOGUEIRA NASCIMENTO
DATA: 23/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual (https://meet.google.com/utb-iznx-qmi)
TÍTULO: UMA HISTÓRIA DE SI PARA MELHOR SE COMPREENDER”: análise de relatos autobiográficos de professores em formação continuada
PALAVRAS-CHAVES: Relatos autobiográficos; professor; língua estrangeira.
PÁGINAS: 143
RESUMO: Esta pesquisa é sobre as representações identitárias presentes em relatos autobiográficos de professores pós-graduados de língua estrangeira. A justificativa para este trabalho está, principalmente, em investigar a reflexão sobre o “fazer docente” de professores do ensino médio, a partir de relatos autobiográficos elaborados pelos mesmos. No processo de formação continuada de professores, o trabalho com relatos traz contribuições, já que torna possível a reflexão dos professores sobre o conhecimento teórico relacionado à sua prática. Além de criar um espaço de reflexão sobre teoria e prática, o relato dá voz ao professor, desencadeia processos de articulação e legitimação de posições, papéis e identidades construídas pelo narrador para si mesmo (SIGNORINI, 2006). Deste modo, investigar a construção da identidade é fundamental para que os professores reflitam sobre as práticas sociais que experimentaram enquanto alunos, e as que viram enquanto observadores e quais delas serão adicionadas à suas práticas, e para que os pesquisadores participantes desta pesquisa possam compreender as representações das práticas docentes feitas pelos professores. Objetivamos identificar como os professores representam as experiências em sala de aula enquanto alunos (pré) acadêmicos e a interferência da redefinição de identidades nestas experiências.Nosso corpus foi coletado por meio de um questionário disponibilizado por meio de formulários Google para a construção dos relatos autobiográficos - devido à pandemia do Covid-19, é composto de relatos autobiográficos desenvolvidos por professores de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). A análise quantitativo-qualitativas exploratórias dos dados evidenciou que as representações presentes nos relatos autobiográficos dos professores de língua estrangeira que pudemos observar foram as seguintes: o processo contínuo de redefinição de identidades, as concepções de língua/linguagem, o objetivo de aprender uma língua estrangeira, o professor no processo de ensino-aprendizagem e a apropriação da LE.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2657242 - FRANCIELI FREUDENBERGER MARTINY
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ