PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: FERNANDA MARISA PEREIRA

DISCENTE: FERNANDA MARISA PEREIRA
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: INNOPEDA®: PEDAGOGIA DA INOVAÇÃO: Configuração de proposta de produção textual para alunos do quinto ano do ensino fundamental – anos iniciais.
PALAVRAS-CHAVES: Innopeda, aprendizagem colaborativa, metodologia ativa, produção textual
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este é o resultado de um projeto de intervenção que se configura como uma proposta de produção textual para alunos do quinto ano do ensino fundamental, baseada nos pilares e competências da Estratégia de Ensino Finlandesa – INNOPEDA® - A Pedagogia da Inovação. A motivação para realização deste trabalho é justificada pelo fato de que lecionei em uma unidade de ensino que adota tal estratégia, na qual foi realizada a pesquisa. Para ensinar aos moldes da Innopeda®, participei de um curso de capacitação de duração de um ano, e recebi certificação pela Universidade de Turku, na Finlândia. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma proposta didática de produção textual baseada na Estratégia de Ensino Innopeda® como forma de esquadrinhar as contribuições da pedagogia da inovação para a melhoria do trabalho com produção textual e avaliação de produção textual dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Como objetivos específicos, busquei averiguar a aplicação dos métodos da estratégia finlandesa, tais como aprendizado ativo, atividades práticas, diálogo, interação para o desenvolvimento de trabalho com produção textual e avaliação de produção textual, partindo da leitura de livro literário. Para além desses objetivos específicos também busquei identificar as habilidades adquiridas mobilizadas pela aplicação de tais métodos. Para compor os estudos sobre a configuração da proposta de produção textual, este texto versa sobre competências futuras que se pretende atingir nos alunos; como também sobre a importância de um planejamento escolar que contemple leitura e produção textual. Para traçar o itinerário teórico-metológico, foram combinadas informações de publicações científicas de diversos autores da Universidade de Turku de Ciências Aplicadas (TUAS), disponibilizadas pelo site Innopeda®; com o que expõe outros autores como: Geraldi (1996, 2006, 2104), Koch e Elias (2015), Rojo (2019) e Marcuschi (2008, 2010, 2012), Kleiman (2002), Cosson (2009, 2014), Bordini e Aguiar (1993), Dolz e Schneuwly (2004), Figueiredo (2002), Cagliari (2009) e a Base Nacional Comum Curricular – a BNCC (2018).
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA