PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALKER LOPES QUIRINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALKER LOPES QUIRINO
DATA: 30/06/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DO EIXO ORALIDADE NOS ANOS FINAIS DO EF: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE PILAR - PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino do eixo oralidade. Anos finais do ensino fundamental. Língua Portuguesa.
RESUMO: Neste trabalho, meu olhar recai sobre o ensino do eixo oralidade nos anos finais do ensino fundamental no componente curricular Língua Portuguesa a partir da BNCC (BRASIL, 2017) e outras fontes teóricas de reflexão, buscando entender como os professores de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental do município de Pilar-PB, implementam suas práticas em relação a esse eixo. Com base nesse levantamento, o objetivo principal desta pesquisa é contribuir para a formação desses professores no que tange ao ensino de oralidade, apresentando estratégias que possam ser inseridas ao dia a dia da sala de aula para que, assim, se reforce a responsabilidade que a escola tem em fomentar no aluno habilidades relacionadas à oralidade. Para atingirmos esse munícipio, entrevistamos professores dos anos finais de LP do município de Pilar – PB por meio de questionários. Com base nos dados obtidos, proporemos um curso de formação continuada a esses professores, tendo como metodologia a pesquisa-ação, para de forma geral: investigar a forma como professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do munícipio de Pilar-PB compreendem o eixo oralidade da BNCC e trabalham com esse eixo em suas práticas docentes. E, de forma específica, discutir os aspectos teóricos e metodológicos do eixo oralidade na BNCC nos anos finais do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa; identificar os gêneros textuais orais que são mais privilegiados nos anos finais do ensino fundamental pelos docentes de Língua Portuguesa de Pilar-PB em suas práticas; refletir sobre a importância do eixo oralidade para um ensino mais democrático; e observar se os gêneros textuais orais são abordados de forma sistematizada pelos docentes de LP nos anos finais do EF de Pilar-PB. Como referência teórica desta pesquisa, trazemos os conceitos de princípios éticos fundamentais do ensino de oralidade, dimensões ensináveis, ensino democrático, gêneros orais como prática social e conceitos como o de fala trazido por Carvalho e Ferrarezi Jr (2018), Dolz e Schneuwly (2004), Ferrarezi Jr. (2014), Marcuschi (2005, 2008), BNCC (BRASIL, 2017) e os PCN (BRASIL, 1997,1998) com a finalidade de desvelar todas as asserções expostas na pesquisa.
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo à Instituição - ORMEZINDA MARIA RIBEIRO