PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANNA FREIRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANNA FREIRE DA SILVA
DATA: 04/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual. Link: https://meet.google.com/vuv-avgv-ijq
TÍTULO: (Ainda) há espaço para o ensino de gramática nas aulas de Português? Sistematicidade, produção de sentidos e variabilidade linguística no uso de conectores sequenciais
PALAVRAS-CHAVES: ensino de gramática; conectores sequenciais; sistematicidade; produção de sentidos; variação linguística.
RESUMO: Este trabalho relaciona-se à nossa inquietação como professor de Língua Portuguesa, especificamente com a questão de como tornar o ensino de gramática não apenas eficaz, mas também significativo para o estudante. O ensino de gramática sempre foi problemático entre nós, ou porque se restringia a ações classificatórias de uma metalinguagem improdutiva, ou porque, imaginando-se superar essas ações tradicionais, seu ensino deu lugar a uma chamada análise linguística, que, na prática, trouxe o texto para o centro do fazer pedagógico, deixando de lado o tratamento necessário dos recursos gramaticais para a compreensão de como a língua se organiza e funciona. Com a experiência e a prática adquirida ao longo dos anos em sala de aula, percebemos, com certa frequência, que um dos recursos gramaticais mais geradores de dificuldades para aos alunos era o uso de conectores sequenciais, impossibilitando a progressão do texto que produziam, prejudicando, sua interpretabilidade. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o ensino dos conectores sequenciais, por meio da análise de materiais didáticos para, a partir disso, propor uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica, explorando os conectores sequenciais no viés da sistematização, da produção de sentidos e da variabilidade linguística. Para isso, selecionamos como objetivos específicos realizar o questionamento de um ensino de gramática relevante para a progressão de habilidades discursivas dos estudantes; discutir um ensino de gramática improdutivo, que utiliza a metalinguagem com objetivo de gerar apenas classificações e nomenclaturas, bem como discutir um ensino metalinguístico como ferramenta necessária para o estudo da língua; traçar uma relação benigna entre a sistematização e o ensino de como operar sobre a linguagem; reforçar que o ensino de gramática pode ampliar o conjunto de recursos expressivos dos estudantes para compreensão e produção de textos; evidenciar a importância da abordagem variacionista nas aulas de português. Considerando que um ensino amplo de língua seja nossa tarefa na Educação Básica, nosso maior referencial teórico baseia-se na proposta da Gramática em Três Eixos, de Vieira (2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2019a, 2019b), subsidiada por Franchi (2009) no Eixo da sistematização; por Neves (2011a, 2011b), Antunes (2009) e Koch (2010), no Eixo da produção de sentido; e por Bortoni-Ricardo (2014), Faraco (2008) e Bagno (2002, 2003, 2017) no Eixo da variabilidade linguística. Para investigar o ensino de conectores, selecionamos três coleções, de uma mesma editora, referentes a todas as fases que compõem a Educação Básica e utilizamos como metodologia para esta pesquisa uma análise documental de caráter qualitativo/interpretativo. A análise de dados, nesses materiais, mostrou que o ensino de conectores, como parte de um trabalho gramatical, recebe uma abordagem superficial, além de não apresentar uma convergência entre o ensino do componente gramatical e o elemento textual, ignorando uma perspectiva variacionista dos elementos gramaticais, mantendo, ainda que dissimuladamente, uma visão estática e prescritiva do português. Com esse trabalho, esperamos não só assegurar o lugar da gramática nas salas de aula, como apresentar uma alternativa de abordagem gramatical para os conectores sequenciais numa perspectiva ampla de ensino de língua, que contemple a sistematização de sua estrutura, a produção de sentidos que ocorre na interação por meios de textos, e a variabilidade que é inerente ao funcionamento da linguagem.
Externo ao Programa - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO