PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA MARIA LEITE AIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA MARIA LEITE AIRES
DATA: 04/07/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS DOCENTES COM A FERRAMENTA INTERATIVA JAMBOARD
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação de professores. TDICs. Letramento digital.
RESUMO: O mundo passa por uma revolução sem precedente na história humana: revolução tecnológica e de comunicação. Com isso, nossa sociedade a cada dia experimenta desafios, experiências, inovações e novas práticas sociais que refletem diretamente nas pessoas e nas suas formas de se relacionar. No contexto educacional não é diferente, partindo do pressuposto de que a educação do século XXI vive um novo cenário de inserção das tecnologias digitais contemporâneas, é necessário adequar nosso currículo e nossa prática pedagógica a esse cenário repleto de metodologias e de formas a facilitar a aprendizagem. Pensando assim, nossa pesquisa será desenvolvida tendo em vista a inserção das tecnologias no contexto da formação de professores, seguindo os caminhos do letramento digital, letramento esse, que proporciona ao sujeito ler e escrever conforme códigos verbais e não verbais utilizando-se das ferramentas tecnológicas. Para realizar nosso estudo, utilizaremos da ferramenta interativa Jamboard com o intuito de subsidiar os professores e favorecer uma aprendizagem interativa entre alunos e professores envolvidos, gerando assim um ensino mediado por meio de metodologia ativa da aprendizagem. O objetivo geral do nosso trabalho é investigar o efeito da ferramenta tecnológica Jamboard no auxílio da prática docente no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são verificar se as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) estão integradas à prática dos docente em uma escola municipal da cidade de Monteiro, Paraíba; averiguar se a rede de ensino oferece formação continuada aos professores frente às tecnologias no ensino; identificar quais ferramentas tecnológicas a escola oferece para favorecer o trabalho dos professores e propor um plano de intervenção pedagógica com a ministração de oficinas voltadas ao uso da ferramenta como proposta de letramento digital. O projeto será desenvolvido junto aos professores do ensino fundamental II, de uma escola municipal localizada na cidade de Monteiro-PB. A investigação de caráter qualitativo está alicerçada na abordagem etnográfica colaborativa com ênfase na formação de professores e no exercício docente, investigando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -TDICs. A coleta de dados dará com as informações obtidas por meio do questionário enviado via Google form, plano de intervenção e planos de aula desenvolvidos pelos docentes envolvidos. Para fundamentar a pesquisa, utilizaremos as contribuições de Almeida (2007), Jacques Delors et al (1998), Kenski (2012), Libâneo (2011), Lowry et al. (2004), Melo e Santos (2021), Moran (2013), Moreira (1999), entre outros que, nortearam nosso trabalho com discursões sobre educação, mediado pelas ferramentas tecnológicas na sala de aula, letramentos e formação de professores. Reforçamos que a produção interativa e transversal do Jamboard, abrangendo alunos e professores, mobiliza competências e capacidades de ação, suscita práticas de inteligência coletiva. Ela consiste em um processo de produção compartilhada e de trabalho em grupo capaz de gerar melhores resultados na produção.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI