PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA NOGUEIRA ALBERT LOUREIRO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA NOGUEIRA ALBERT LOUREIRO ALVES
DATA: 19/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: MULTILETRAMENTO E AFETIVIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO COM GÊNEROS ORAIS NA PRÉ-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Multiletramento, Afetividade, Pedagogia do Movimento, Gêneros Orais
PÁGINAS: 84
RESUMO: Muitas são as evidências a respeito da interação, da atenção conjunta e da relação multimodal da linguagem na educação infantil. Da mesma forma, estudos respaldados na teoria de Walon (1968) apontam para importância da dimensão afetiva na aprendizagem.No entanto, Menezes (2006) esclarece sobre a priorização de aspectos cognitivos em detrimento das manifestações afetivas e sociais dos alunos. Na educação infantil, outro agravante é a preocupação com o aspecto assistencialista dos cuidados com a criança pequena conforme pontuam Sayão (2002) e Escarião (2019). Dentro desse contexto, considerando a importância do trabalho com a oralidade na educação infantil, vem à tona a questão de como este trabalho vem sendo realizado na pré-escola. Para Marcuschi (2010) a língua é uma atividade socio interativa, cognitiva e histórica, não se limitando apenas a um sistema de regras e códigos ou mera ferramenta de informação. Neste sentido, consideradas todas as necessidades e características das crianças na fase pré-escolar, que tem como principal ferramenta de mediação para aprendizagem a brincadeira e o jogo, o período de transição para o ensino fundamental, bem como a angústia de professores que se sentem pressionados pela cobrança do processo de letramento já na pré-escola, contextualiza-se o cerne do problema desta pesquisa. Assim, o objetivo do presente estudo é apresentar uma proposta de atividades para o ensino com gêneros orais na pré-escola na perspectiva dos multiletramentos, afetividade, cultura de movimento e outras situações significativas de aprendizagem a partir dos objetivos de conhecimento e desenvolvimento estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à fim de potencializar a elaboração do planejamento dos professores da rede municipal da cidade de João Pessoa. Trata-se de uma ferramenta de viés tecnológico que além de apresentar a proposta detalhada, materiais, objetivos de aprendizagem e possibilidades de variação, contemplará elementos na perspectiva dos multiletramentospara facilitar o processo e otimizar o tempo do professor em seu planejamento.Constituem outros objetivos dessa pesquisa, discutir o ensino da língua a partir dos documentos oficiais; compreender as concepções de língua e sua relação com os gêneros orais; compreender e discutir as concepções da pedagogia do movimento e sua relação com a cognição a partir da literatura, bem como sua abordagem nos documentos balizadores; compreender a relação entre os conceitos de afetividade, aprendizagem significativa e multiletramentos e como estes conceitos estão contemplados nos documentos balizadores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA