PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELERIZA MELQUIADES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELERIZA MELQUIADES RIBEIRO
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Diário pessoal: a sequência didática e a produção de texto em uma turma de 3º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa, ISD, Sequência didática, Produção textual, Gênero diário pessoal
RESUMO: O ensino de Língua Portuguesa vem passando por grandes transformações em seu modo de utilização de propostas didáticas. No presente estudo, propomos uma organização do ensino por meio de uma sequência didática com foco no gênero diário pessoal, sob a perspectiva sociointeracionista, em uma instituição municipal localizada na capital Paraibana. Nosso principal objetivo foi investigar os avanços e as dificuldades, no desenvolvimento da produção textual dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na utilização do gênero diário pessoal, por meio da sequência didática. E, mais especificamente: a) analisar a elaboração e condução de uma sequência didática, bem como as estratégias pensadas e utilizadas pela professora, a fim de favorecer as aprendizagens da oralidade e da escrita pelos estudantes; b) investigar quais recursos e estratégias as crianças mobilizaram na escrita do diário; e por fim, c) investigar quais conhecimentos linguísticos os alunos conseguem desenvolver por meio da produção escrita do diário pessoal. Para geração e obtenção dos dados, desenvolvemos uma pesquisa-colaborativa, ancoradas nos fundamentos metodológicos apresentados pela Linguística Aplicada, em uma perspectiva de caráter qualitativo-interpretativista. Na análise e escrita dos nossos resultados, ainda em construção, nos embasamos nos pressupostos teórico-metodológicos defendidos pelo Interacionismo Sócio discursivo (ISD) no que se refere às capacidades de linguagem, mais precisamente às capacidades de ação. Verificamos que a docente utilizou de várias estratégias que levaram as crianças a produzirem textos coerentes com a nossa proposta, por meio do uso das modalidades oral e escrita. Tais resultados só foram possíveis pois foram utilizados objetivos condizentes e atividades diversificadas, que puderam contribuir na missão de levar os estudantes a um aprendizado significativo.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - LEILA NASCIMENTO DA SILVA