PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: MÔNICA CRISTINA DA SILVA SANTIAGO

DISCENTE: MÔNICA CRISTINA DA SILVA SANTIAGO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Ambiente Virtual (https://meet.google.com/jet-hogn-cck)
TÍTULO: LITERATURA DE AUTORIA NEGRA FEMININA: contribuições para a formação do leitor
PALAVRAS-CHAVES: Formação do leitor. Escritoras Negras. Letramentos. Letramento Literário
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A sociedade brasileira é marcada pelo patriarcalismo, pelas desigualdades e segregações sociais. O reflexo disso está no lugar social reservado para as mulheres negras nas diversas esferas como academia, trabalho e campo artístico-literário, perpetuando por décadas um espaço de silenciamentos, invisibilidade e marginalização para a literatura de autoria negra feminina e isso precisa ser questionado por professores-pesquisadores que lutam por garantia de uma educação antirracista. Nesse sentido, esta dissertação apresenta a reflexão sobre o espaço da literatura de autoria negra feminina nas aulas de Língua Portuguesa, como fomento para a formação de leitor, através de uma sequência didática sobre construção da identidade negra em uma turma de 7° ano. Em termos metodológicos, a proposta de intervenção foi de natureza qualitativa e que se configurou como uma pesquisa-ação, pois teve a professora como mediadora e essa mediação se deu por meio da realização da sequência básica de Cosson com a análise da obra A cor da Ternura de Geni Guimarães (2018). Nessa perspectiva, para alcançar os objetivos busquei embasamento teórico em Hall (2014,2020), Bhabha (1998), Gonzales (2020), Kleiman (1995, 1998), Cosson (2021), Zilberman (2012), Lerner (2002), Souza (2011) entre outros que interessavam a proposta. A pesquisa teve como lócus uma escola da Rede Municipal de João Pessoa, e como sujeitos ativos no processo, alunos e alunas do 7° ano do Ensino Fundamental- anos finais. Busquei desenvolver a pesquisa nos ambientes virtual e presencial, pois estávamos no ensino híbrido e o resultado foi a interação entre leitor e obra literária, leitores sujeitos da pesquisa que entrelaçaram a leitura com o cotidiano e desenvolveram a reflexão e criticidade sobre a violência do racismo e despertaram para a necessidade da leitura de textos de autoria negra feminina e para a escola como ambiente para desconstrução de preconceitos e combate ao racismo.
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA