PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALUIZIO MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALUIZIO MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CONTO FANTÁSTICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DOS QUATRO EIXOS DE INTEGRAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: BNCC, conto fantástico, multimodalidade, interação digital, eixos de integração.
RESUMO: Em 2020, toda a população mundial foi acometida por algo inesperado: a pandemia do novo coronavírus. No âmbito educacional, todas as instituições, privadas e públicas, se viram obrigadas a pensar, estudar e testar possibilidades, de forma rápida, para continuar realizando seu trabalho das suas casas. Diante de tantos desafios, professores montaram estúdios improvisados em um cômodo da residência, muitos se depararam, pela primeira vez, com a necessidade de estar diante de uma câmera, aprenderam a utilizar recursos tecnológicos para que fosse possível ministrar as aulas e, acreditamos ser a mais difícil, interagir e acompanhar a evolução da aprendizagem do aluno através da aula remota. Nessas idas e vindas, descobriu-se a plataforma Google Meet, que possibilitou o contato virtual entre alunos e professores. Em uma turma do 7º ano de uma instituição privada, mote deste estudo, situada na cidade do Recife, percebeu-se que, ao trabalhar o gênero textual conto fantástico, previsto no plano anual da série, a interação dos discentes aumentou. A dificuldade era trabalhar os quatro eixos de integração de Língua Portuguesa na BNCC a partir do gênero textual citado, incorporando-se os recursos tecnológicos previstos na Base. Este trabalho é uma pesquisa-ação com pesquisa bibliográfica que traz os conceitos dispostos na BNCC referentes aos eixos atrelando-os aos que são apresentados por autores, tais como: Solé (1998), Kleiman (2004), Koch e Elias (2018) para debater o eixo leitura; Marcuschi (2008, 2010), Guedes (2009), para o eixo produção textual; Schneuwly e Dolz (2004) discutindo a oralidade; Vargas (2011), Abraçado (2020) para endossar a análise linguística/semiótica. Julgamos importante trazer os conceitos da teoria dos gêneros textuais na perspectiva de Marcuschi (2008), de conto fantástico apresentado por Reis (2014), Soares (2017) e outros autores, e da multimodalidade e dos novos gêneros textuais a partir de Marcuschi (2010), Rojo (2012) e Ribeiro (2021). A pesquisa está sendo realizada por meio de produções construídas colaborativamente pelos estudantes pela ferramenta Google Docs e, a partir dessas construções, será promovida, no contraturno, uma oficina com duração de cinco encontros de uma hora e quarenta minutos cada para fortalecer os quatro eixos de integração, possibilitando a reescrita dos contos fantásticos com os devidos ajustes para a produção de um e-book e um audiobook como resultado, incentivando, assim, o surgimento de possíveis novos leitores e, quem sabe, autores de literatura fantástica.
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL