PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR
DATA: 02/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 402 (CCHLA)
TÍTULO: PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: BNCC; multimodalidade; ensino de produção de textos multimodais; ferramentas digitais; formação continuada.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este estudo investiga a formação dos docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município de São José do Egito-PE em relação à produção de textos multimodais conforme prevista na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). Esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar se há formação continuada para os docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município de São José do Egito-PE em relação à produção de textos multimodais conforme prevista na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e os seguintes objetivos específicos: analisar a formação dos professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito-PE referente aos textos multimodais; discutir as contribuições da formação continuada para o fazer do docente de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito-PE; destacar a relevância da produção dos textos multimodais na prática de sala de aula do professor de língua portuguesa; apresentar as contribuições trazidas pela BNCC acerca da produção de textos multimodais; refletir sobre as estratégias (ou ausência delas) utilizadas pelos professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito-PE para se apropriarem dos textos multimodais e trabalhar com eles em sua prática docente; oferecer um curso de formação continuada para os docentes de língua portuguesa do município de São José do Egito-PE referente à produção textual multimodal; e contribuir para a conscientização de gestores acerca da importância dos cursos de formação continuada para os professores da educação básica dos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem qualitativo-interpretativista. Como base teórica trazemos as discussões sobre multiletramentos e multimodalidade de Rojo e Moura (2012), Ribeiro (2016 e 2020), Matos e Azevedo (2019), Munhoz e Abreu (2019), Raulik (2017), Roza e Menezes (2019), Santos (2019), Rojo e Barbosa (2015) e Brasil (2018); como contribuições para a formação docente e usos de ferramentas digitais na educação, trazemos os postulados de Guedes e Viana Júnior (2013), Imbernón (2016), Leitão de Melo (1999) e Veiga (2008); para discutir a relevância dos gêneros textuais na sala de aula e sua produção, nos valemos dos postulados de Marcuschi (2008 e 2011), Silva e Luna (2012), Passarelli (2012), Porto (2009) e Antunes (2009). Para atingir os objetivos desta pesquisa, foram utilizados com metodologia, num primeiro momento, pesquisa bibliográfica, levantamento documental e aplicação de questionários estruturados com os professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município citado. Os resultados preliminares evidenciaram as dificuldades enfrentadas pelos docentes no que tange ao uso dos textos multimodais e de sua produção eficaz na sala de aula. Baseado na coleta de dados do questionário, foi desenvolvido um minicurso para os professores partícipes da pesquisa, tendo em vista a melhoria da qualidade da formação docente e o aprimoramento da prática relacionada à produção de textos multimodais. Nesse segundo momento, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação. O curso ofertado foi pensado como espaço para a constante interação entre os integrantes do curso e dos ministrantes, sendo criado links para um grupo de WhatsApp, quadro de avisos e atividades interativas. O curso alcançou nossos objetivos pretendidos para esta ação, tendo em vista que os apontamentos das docentes deixam evidente as discussões travadas durante o curso foram proveitos e frutíferas para o dia a dia da sala de aula e que as propostas ali lançadas são pertinentes para o uso em sala de aula. Partindo ainda dos apontamentos das docentes e de nossas análises fica evidente também que muito precisa ser feito no tocante a formação docente no que diz respeito a produção textual multimodal, bem como a conscientização dos docentes para a tomada de decisão quanto a importância de participação efetiva em cursos de formação continuada ofertados pelas mais diversas instituições.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 3784360 - JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA