PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: CÍNTYA JÍMINNI BRITO DA SILVA

DISCENTE: CÍNTYA JÍMINNI BRITO DA SILVA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA TRELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ferramenta tecnológica Trello. Letramento digital. Produção textual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Pensar em Educação é possibilitar caminhos para que a aprendizagem aconteça. O ambiente escolar deve ser o espaço em que ações em prol do conhecimento incidam de forma democrática. Para isso, faz-se necessário haver uma ruptura com o formato tradicional de ensino e que experiências inovadoras e educativas sejam práticas que auxiliem no processo formativo do estudante. Para ampliação desse conhecimento, a utilização de novos recursos, dentre eles, os tecnológicos digitais oportunizam o desenvolvimento de novas habilidades no processo de ensino – aprendizagem tanto para o professor que assume o papel de mediador, quanto para o aluno que protagoniza sua história. Pensando assim, nosso estudo foi desenvolvido no contexto da utilização de recursos tecnológicos digitais nas aulas de língua portuguesa, estimulando professores e estudantes para prática do letramento digital. Para realização do nosso estudo, utilizamos a ferramenta tecnológica Trello que se situa no campo das Tecnologias Contemporâneas e Ensino, cujo objetivo geral de nosso trabalho foi investigar como se deu a utilização da ferramenta Trello para a construção do artigo científico de forma colaborativa por alunos da 3ª série do ensino médio. Tomando por base o objetivo geral, elencamos como objetivos específicos: Verificar por meio da utilização da ferramenta Trello como os estudantes submetem à construção das etapas do artigo científico de forma colaborativa entre os componentes que foram divididos em grupos A e B; Identificar no processo de produção do texto a influência instrucional proposta pela professora na interface da ferramenta Trello aos estudantes e Analisar o levantamento dos dados obtidos no estudo por meio de formulários Google. Como aporte teórico, recorremos aos preceitos de Lévy (2010), de Kensky (2014) e de Moran (2018) no que concerne à tecnologia e à Educação; koch (2003) e Xavier (2010) nas linhas do texto e do hipertexto, assim como Araújo (2009), Santaella (2014), Ribeiro (2017), Coscarelli (2017), Buzato (2001) às práticas para o letramento digital. Rojo (2005), Soares (2002), Kleiman (2005) e Bazerman (2007) para condução do processo de letramento, Leffa (2006) e Mattos (2020) para novos recursos digitais da aprendizagem, entre outros. O estudo foi desenvolvido com estudantes da 3ª série do ensino médio e uma professora de língua portuguesa de uma Escola Técnica Estadual localizada na cidade do Recife-Pe. A investigação de caráter quali-quantitava teve como alicerce a abordagem interpretativista, de Bortoni-Ricardo (2019) e quantitativa sob o olhar de Creswell (2021), Lakatos e Marconi (2003). Como procedimentos metodológicos investigamos a utilização da ferramenta Trello para construção do gênero textual artigo científico de forma colaborativa em que acompanhamos as etapas da produção textual de dois grupos A e B. Para coleta e para a análise de dados, aplicamos dois questionários por meio do formulário Google. Um para os dois grupos de estudantes, contendo 10 questões objetivas e outro para professora com 8 questões objetivas. Dentre os resultados do estudo verificamos: A funcionalidade colaborativa e a adaptação da Ferramenta Trello quanto recurso pedagógico utilizado pelos estudantes e professora; A metodologia utilizada, permitindo que os grupos de estudantes pudessem construir os artigos científicos, visualizando e compreendendo o processo de escrita científica de forma sequenciada e colaborativa, além disso a ferramenta Trello funcionou como suporte utilizado pela professora de língua portuguesa com os estudantes participantes, em que permitiu potencializar o processo de desenvolvimento do letramento digital.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES