PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ELOIZA DE OLIVEIRA CHAVES

DISCENTE: ELOIZA DE OLIVEIRA CHAVES
DATA: 14/09/2022
LOCAL: Ambiente virtual (https://us02web.zoom.us/j/85495473539)
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA: PRODUZINDO MINICONTOS COM A TEMÁTICA DO RACISMO POR MEIO DA FERRAMENTA DE ESCRITA COLABORATIVA – PADLET
PALAVRAS-CHAVES: Escrita colaborativa. Letramento. Educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A contemporaneidade tem colocado novos desafios no âmbito do ensino, dessa forma é precisolevar em consideração às novas demandas de formação do sujeito, que não podem acontecer apenas por bases de um currículo engessado, mas que tenha por norte um ensino inovador compráticas de letramento que deem subsídio aos alunos para desempenharem atividades significativas na sociedade. E a tecnologia no espaço escolar tem ganhado sua devida importância, por isso o letramento digital se dá como uma necessidade para as práticas educativas da atualidade. Tendo em vista esse contexto e seguindo uma abordagemda transdisciplinaridade presente na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1998), bem como a proposta de trabalhar questões voltadas para o contexto da sala de aula, e usos reais da linguagem, o objetivo desse estudo é apresentar a aplicação de uma sequência didática que possibilita o letramento digital e literário, com a produção de minicontos multimodais com a temática do racismo, junto aos alunos do 5º ano de uma escola municipal de Olivedos-PB, por meio da ferramenta Padlet. Como objetivos específicos pretendemos: Promover novas práticas de leitura e escrita através do estudo da cultura africana e afro-brasileira permeado pelo racismo a partir das obras O mundo no Black Power de Tayó e a coletânea de Contos e Minicontos Africanos; Utilizar a ferramenta Padlet como um recurso didático pedagógico nas aulas de língua portuguesa; Compreender a importância da escrita colaborativa atrelada ao uso das tecnologias, promovendo aos discentes empregar a linguagem de maneira significativa em ambientes virtuais. A metodologia desse trabalho é de base interpretativista, seguindo uma abordagem quali/quantitativa e pesquisa-ação (BORTONI- RICARDO 2008). Para embasar as teorias presentes nessa pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Rojo (2008, 2009, 2012), Soares (2003,2002), Kleiman (1995), Cosson (2006), Moran, Masetto e Behrens (2013), kenski (2012) Coscarelli (2016), Lévy (1993), Moita Lopes (1998), Costa Hübes (2008), Lopes Rossi (2006), Gil (2008), Bortoni-Ricardo (2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),entre outros. Como instrumentos para coleta de dados, foi utilizado um questionário sociocultural e um semiestruturado de forma online, aplicação de sequência didática com momentos de leitura e de escrita, e a produção textual dos alunos na ferramenta de escrita colaborativa do Padlet. Tivemos como resultados da aplicação da sequência em questão, uma participação mais efetiva dos alunos nas discussões, por se tratar de um tema de cunho social e que se aproxima de suas vivências, assim como uma abertura no momento de apreensão das leituras literárias propostas, e a participação conjunta no processo de produção textual colaborativa na ferramenta digital, tendo em vista que o suporte inovador possibilitou aos alunos uma escrita autoral e inovadora.
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL