PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA
DATA: 29/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O ALUNO SURDO
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Inclusão. Aluno Surdo.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente pesquisa busca apresentar um estudo linguístico direcionado aos processos de ensino e aprendizagem da pessoa surda. Assim, apresentamos um estudo com professores de língua portuguesa, que trabalham em uma perspectiva inclusiva, com o ensino da L2 para o aluno surdo. A partir das investigações, buscamos conhecer quais as dificuldades dos professores para o ensino de Língua Portuguesa como L2 para os alunos surdos nas salas de aula de ensino regular. O percurso metodológico da pesquisa é ancorado em um estudo de caso com professores de português como L2 em uma escola estadual, cujo critério de análise, foi por meio de um questionário semiestruturado com técnica de análise de conteúdo e abordagem quantitativa-qualitativa.Esta pesquisa está entrelaçada com a experiência profissional da autora, professora que leciona na sala de recursos multifuncional com os Atendimentos Educacionais Especializados- AEE, em Libras como também Língua Portuguesa como L2 para o aluno surdo. A experiência do ensinar no AEE aos alunos surdos perpassou as margens da sala de aula e se materializou neste estudo.No primeiro capítulo, buscamos apresentarmos a língua portuguesa como L2, assim, nomeamos com o título - Concepções de língua e suas implicações no ensino de língua portuguesa como segunda língua - dividimos por seção, em que será abordado as concepções de texto, escrita e ensino no âmbito da Libras; discorrer os documentos oficiais para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); desenvolver uma breve discussão sobre as especificidades da Libras: icônica e arbitrária, assim apresentarmos a Libras como L1 para o aluno surdo, e o português como L2, no qual será discutido o papel do intérprete de Libras e a importância do apoio dos recursos visuais, finalizando esse capítulo com as características das identidades surdas. no qual buscamos apoio de alguns teóricos, como: Antunes (2003), Alves, (2020), Bakhtin (2002), Quadros (2019), Skliar (2016), Perlin (2010), entre outros que puderam deixar claro nossos pensamentos referente a temática, assim, nos possibilitou desenvolver como interversão um manual de orientação para aula de português de forma inclusiva para o aluno surdo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA