PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLECIO DE ASSIS RAIMUNDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLECIO DE ASSIS RAIMUNDO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRODUÇÃO DO RITMO NO INGLÊS COMO L2 EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GUARABIRA: uma proposta de intervenção
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição de L2. Ritmo linguístico. Consciência fonológica. Proposta de Intervenção.
RESUMO: Ao observar os estudos que estão ligados ao processo de aquisição de segunda língua, mais especificamente, no que toca a produção do ritmo linguístico em inglês por aprendizes brasileiros, pode-se perceber a exposição da dicotomia trazida pelo estudo de Pike (1945) o qual apresenta a divisão taxativa entre línguas declaradas de ritmo [+silábico], como o português brasileiro, e as de ritmo considerado mais [+acentual] como a língua inglesa. Tais considerações são apontadas como um problema recorrente na produção da fala em L2 dos brasileiros, como expõem os estudos de Major (1981), Dauer (1983, 1987), Roach (2009), Avery & Ehrlich (2012), dentre outros. Nesse pensamento, a utilização de métodos que se aproprie de conceitos como o da consciência fonológica, torna-se pertinente para o processo de assimilação/compreensão de características fonético-fonológicas da língua alvo, a qual correlaciona o conhecimento fonológico prévio dos discentes com as novas perspectivas trazidas pela L2. A pesquisa fundamenta-se nos estudos prosódicos formulados por Cagliari (1992); na teoria acústica de produção de fala Barbosa & Madureira (2015); Consciência fonológica Alves (2012). Nesse viés, o presente estudo busca analisar a produção do ritmo linguístico em inglês como L2 de 20 aprendizes brasileiros da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, os quais passaram por um processo intervencionais que teve como objetivo minimizar a incidência das características fonético-fonológicas da L1 sobre a L2. Tem-se como hipótese que o trabalho de intervenção que priorize a utilização da oralidade e do conhecimento acerca da consciência fonológica possibilita a amenização da transferência fonológica que ocorre de forma natural no processo de aquisição de uma L2. Para isso, dados serão coletados, tratados e comparados acusticamente, com a produção de nativos estadunidenses, obedecendo a ordem: coleta inicial  intervenção/sequências didáticas  coleta final. Para análise acústica, os dados foram rodados no Praat (Boersma & Weenink, 2022) e para a estatística, utilizou-se a técnica de Regressão Linear no Microsoft Excel.
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA