PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: WLTENIZE IZOLINA FERREIRA DE MELO

DISCENTE: WLTENIZE IZOLINA FERREIRA DE MELO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet: https://meet.google.com/tkz-dvfn-xjz)
TÍTULO: Da BNCC às possibilidades para a sala de aula: o ensino da oralidade nos Anos Finais do Fundamental a partir do campo artístico-literário sob a perspectiva dos letramentos de reexistência
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade. Educação Básica. BNCC. Campo artístico-literário. Letramentos de reexistência.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensino da oralidade ainda é muito omisso e/ou carente na Educação Básica. Com isso, traz consigo controvérsias entre o que se espera e o que realmente acontece dentro da sala de aula, sobretudo no “o que” e no “como” ensinar essa prática de linguagem, de modo que as atividades que a contemplem sejam sistemáticas, contínuas e progressivas, assim como defendem Schneuwly e Dolz (2004), Antunes (2009), Carvalho e Ferrari Jr. (2018). Nesse contexto, o professor busca orientações teórico-metodológicas em fontes diversas, como documentos curriculares e/ou norteadores – PCNs (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017), por exemplo –, materiais didáticos, textos teóricos ou planos de aula, como aparato para sua prática docente. Por isso, nossa pesquisa propôs analisar de que maneira o ensino da oralidade, segundo as diretrizes da BNCC (BRSIL, 2017), reflete o desenvolvimento das competências gerais esperadas para o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Assim, além da análise do documento oficial, a pesquisa oportuniza também a análise de planos de aula alinhados à Base, como recurso de didatização das orientações mais acessível ao docente. Desse modo, esta é uma pesquisa realizada a partir de um corpus composto por duas fontes de análise, as quais, respectivamente, configuram-se como a primeira e a segunda etapas de coleta de dados: o recorte da BNCC (2017) a respeito do eixo oralidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental no componente curricular de Língua Portuguesa; e planos de aula da Nova Escola alinhados à BNCC (2017) disponíveis para os Anos Finais do Fundamental sobre o ensino da oralidade. Ambos foram tratados a partir de uma pesquisa qualitativa, com uma metodologia descritivo-interpretativa, exploratória e documental. Os resultados revelaram algumas lacunas no que tange ao ensino da oralidade. Dentre elas, na BNCC, há lacunas nos campos de atuação vida pública (no 6º e 7º anos) e principalmente no artístico-literário; já nos planos de aula, se sobressaltou a escassez de habilidades específicas relacionadas ao campo artístico-literário, quando se trata do eixo oralidade: fato este igualmente constatado na análise da BNCC. Em virtude dessa discrepância observada com a análise dos dados, nossa pesquisa propõe uma proposta didática, cujo foco recai no trabalho com a oralidade, mais especificamente por meio da exploração do campo artístico-literário, utilizando letramentos de reexistência que tornam viável o estudo de práticas orais. Então, a partir da tríade oralidade, campo artístico-literário e letramentos de reexistência, a proposta didática respalda o desenvolvimento de práticas orais através do trabalho com gêneros textuais, como o rap, a TEDx Talks, a entrevista, o poema e, sobretudo, o podcast. Assim, espera-se com a proposta didática suprir as lacunas identificadas na BNCC quanto aos objetos de conhecimentos, habilidades e competências do eixo oralidade, sobretudo, no campo artístico-literário, tomando como referência os pressupostos teóricos acerca das dimensões ensináveis da oralidade, tais como: a escuta/compreensão dos textos orais, a produção de textos orais, relação fala e escrita, avaliação criteriosa (o que e como avaliar) e os princípios éticos fundamentais.
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES