PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ELERIZA MELQUIADES RIBEIRO

DISCENTE: ELERIZA MELQUIADES RIBEIRO
DATA: 13/09/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Diário pessoal: a sequência didática e a produção de texto em uma turma de 3º ano do ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa, ISD, Sequência didática, Produção textual, Gênero diário pessoal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensino de Língua Portuguesa vem passando por grandes transformações em seu modo de utilização de propostas didáticas. No presente estudo, propomos uma organização do ensino por meio de uma sequência didática com foco no gênero diário pessoal, sob a perspectiva sociointeracionista, em uma instituição municipal localizada na capital Paraibana. Nosso principal objetivo foi investigar quais avanços e dificuldades registrados no desenvolvimento de uma sequência didática do gênero diário pessoal com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. E, mais especificamente: a) analisar a elaboração e condução de uma sequência didática do gênero diário pessoal, nos aspectos sociocomunicativos e discursivos da produção textual; e, b) investigar quais elementos do gênero são contemplados na escrita do diário pessoal. Para geração e obtenção dos dados, desenvolvemos uma pesquisa-colaborativa, ancoradas nos fundamentos metodológicos apresentados pela Linguística Aplicada, em uma perspectiva de caráter qualitativo-interpretativista, na qual a docente participou ativamente de todo processo, desde a elaboração da sequência didática até a análise das produções dos estudantes, ao final do percurso. Na análise e escrita dos nossos resultados, nos embasamos nos pressupostos teórico-metodológicos defendidos pelo Interacionismo Sócio discursivo (ISD), no que se refere às capacidades de linguagem, mais precisamente às capacidades de ação. Verificamos que a docente utilizou diferentes estratégias, como modos de viabilizar a leitura, a releitura, a discussão e a interpretação dos textos, ampliação e sugestão de atividades, textos e vídeos, enfatizando os parâmetros de produção de modo a promover a compreensão do gênero, pois, mesmo que os discentes tenham apresentado algumas dificuldades, eles ressignificaram tal produção. Os resultados, no geral, apontam para a importância de um planejamento pedagógico condizente, que considere a aprendizagem significativa dos estudantes, por meio de objetivos e atividades que estimulem e permitam a ampliação do conhecimento e, consequentemente, dos índices de alfabetização e letramento.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - LEILA NASCIMENTO DA SILVA