PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: VALKER LOPES QUIRINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALKER LOPES QUIRINO
DATA: 11/10/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Multimídia C CCHLA
TÍTULO: O ENSINO DO EIXO ORALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE PILAR – PB.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino do eixo oralidade. Anos finais do ensino fundamental. Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho centra-se no ensino do Eixo Oralidade nos anos finais do Ensino Fundamental no componente curricular Língua Portuguesa a partir da BNCC (BRASIL, 2017), como também, referências teóricas desta pesquisa, estão os conceitos de princípios éticos fundamentais do ensino de oralidade, dimensões ensináveis, ensino democrático, perspectiva do ensino da sociolinguística, gêneros orais como prática social e conceitos como o de fala trazido por Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Dolz e Schneuwly (2004), Ferrarezi Jr. (2014), Marcuschi (2005, 2008, 2010), Bortoni-Ricardo (2021), Ilari (2014), Coelho (2020), BNCC (BRASIL, 2017) e os PCN (BRASIL,1997,1998) com a finalidade de desvelar todas as asserções expostas na pesquisa, buscando entender como os professores de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental do município de Pilar-PB, implementam suas práticas em relação a esse eixo.Com base nesse levantamento, o objetivo principal desta pesquisa é contribuir para a formação desses professores no que tange ao ensino de oralidade, apresentando estratégias que possam ser inseridas ao dia a dia da sala de aula para que, assim, se reforce a responsabilidade que a escola tem em fomentar no aluno habilidades relacionadas à oralidade. Para atingir esse munícipio, foi disponibilizada algumas questões para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de LP do município de Pilar – PB por meio de questionário on-line. Com base nos dados obtidos, é proposto um curso de formação continuada a esses professores, tendo como metodologia a pesquisa-ação para, de forma geral: Propor aos professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental do munícipio de Pilar-PB, uma proposta de formação continuada, com novas possibilidades de compreensão sobre o Eixo Oralidade de forma geral e no que diz a BNCC, para que consequentemente, possam ressignificar suas práticas docentes. E, de forma específica, discutir os aspectos teóricos e metodológicos sobre o ensino de oralidade presentes em textos de teóricos especialistas da área, como também, na BNCC (2017) e nos PCN (1998); identificar os gêneros textuais orais que são mais privilegiados nos anos finais do Ensino Fundamental pelos docentes de Língua Portuguesa do município de Pilar-PB.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo à Instituição - ORMEZINDA MARIA RIBEIRO
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES