PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY WASHINGTON DE LIMA MELQUIADES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY WASHINGTON DE LIMA MELQUIADES
DATA: 04/11/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: PROJETO DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E PUBLICAÇÃO DE MEMÓRIAS NO FACEBOOK
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Letramento. Letramento Digital. Leitura e Produção Textual.
RESUMO: Este estudo está inserido na linha de pesquisa Estrutura e dinâmica da língua em atividades de aprendizagem, com enfoque na leitura e produção textual voltados para o desenvolvimento de um projeto de letramento.O objetivo geral da pesquisa épropor estratégias de ensino, estímulo a leitura e produção textual do gênero memórias, a partir do livro “Morada Nova – História em construção”, utilizando a linguagem como prática social. Os objetivos específicos são: a) inserir na prática de sala de aula de Língua Portuguesa a escrita em ambientes digitais e propor postagens de memórias do nosso lugar em uma página no facebook, como potencial estratégia pedagógica para o ensino de leitura e escrita na escola. b) estimular o interesse pela leitura, e produção textual utilizando a rede social Facebook; c) contribuir para a ampliação do conhecimento do educando para agir e interagir de modo crítico em contextos específicos. Para cumprir os objetivos inicialmente fizemosum trabalho de revisão bibliográfica propositiva. A pesquisa se justifica porque a nossa prática de sala de aula tem nos mostrado que os alunos têm grandes dificuldades de ler e escrever, e isso tem se intensificado com a pandemia da COVID-19, epossibilitaa articulação entre um suporte textual em uso pelos alunos, no caso as redes sociais, e a necessidade de se trabalhar os gêneros textuais formais do currículo. Para fundamentar este trabalho, servirão de referência pesquisadores como; Antunes (2003), Marcuschi (2001 e 2011), abordando temas como fala e escrita, segundo as quais a língua produz sentido numa dada situação comunicativa, a produção de texto, com ênfase na linguística do texto, gêneros textuais e compreensão textual e produção de sentidos; Barton e Lee (2015), que focam nas implicações que o mundo online tem para o estudo da linguagem; Kleiman (1995), que aborda o tema letramentos; Martins (1994) e Solé (1998) no que se refere a leitura. O trabalho defende a hipótese de que um projeto de letramento pode estimular a leitura, produção textual e o ensino da língua portuguesa em si junto a alunos do ensino fundamental II.
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA