PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA
DATA: 31/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/rkc-tdrh-ayo)
TÍTULO: RESENHA CRÍTICA: leitura e desenvolvimento da argumentação no 9º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da língua portuguesa;leitura;resenha crítica; desenvolvimento argumentativo.
PÁGINAS: 80
RESUMO: O gênero textual/discursivo resenha é um dos mais desenvolvidos no âmbito acadêmico, principalmente no tocante à prática de aferir a leitura para o desenvolvimento argumentativo. Deste gênero, diversas habilidades e competências dos educandos são trabalhadas e experenciadas, promovendo o desenvolvimento da leitura, da competência argumentativa e explanação de ideias. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência argumentativa por intermédio da leitura do gênero resenha crítica em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da construção/aplicação de uma sequência didática exemplificadora deste projeto pedagógico. De forma mais específicas, objetiva-se a: refletir sobre a relevância da leitura de resenhas críticas para o desenvolvimento argumentativo dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (EF); desenvolver uma proposta didática de leitura do gênero textual resenha crítica com base nas habilidades e competências argumentativas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); apresentar as contribuições da semântica argumentativa, através do recorte ao fenômeno dos operadores argumentativos para o desenvolvimento da argumentação; propor um modelo pedagógico flexível a favor das aulas de leitura dos anos finais do EF. Metodologicamente, detalha-se a sugestão para o desenvolvimento de uma sequência didática que foi aplicada em uma turma de 9º ano, apresentando resultados significativos em relação à melhoria da argumentatividade a partir da leitura de resenhas críticas. Essa dissertação é fundamentada por princípios teóricos que fazem referências à linguística textual, práticas de leituras e semântica argumentativa. Esses autores fazem reflexões e questionamentos acerca da temática em sala de aula e ressaltam o favorecimento de alguns instrumentos na condução do processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento das habilidades linguísticas. Dentre os quais estão: Bakhtin (1999), ao apresentar a linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico; Kleiman (2002) e (2004), ao abordar a importância e estratégias de leitura no desenvolvimento linguístico e “As Abordagens de Leitura da Linguística Aplicada”; Martins (1974), em sua obra “O que é leitura”; Koch (1992) e (2000) ao abordar os aspectos da semântica argumentativa e os aspectos da argumentação na linguagem e também (2011), elencando os operadores argumentativos; Marcuschi (2008), ao evidenciar a análise de gêneros e compreensão textual. Nesta perspectiva, como norteadores da defesa do ensino de leitura, foram consideradas informações contidas em alguns documentos oficiais como a BNCC e os PCN de Língua Portuguesa. Ressaltam-se também as contribuições da Semântica Argumentativa no processo de desenvolvimento da argumentatividade, pois as utilizações de estratégias analíticas nas diversas possibilidades textuais/discursivas permitirão a criticidade, reflexividade e criatividade nos usos linguísticos. Portanto, essa pesquisa possui a perspectiva de que a leitura do gênero textual/discursivo resenha crítica contribui no desenvolvimento das habilidades argumentativas e alcance das competências linguístico-discursivas fundamentais para formação integral dos aprendizes por possibilitar análise e posicionamento crítico referente aos discursos inseridos em outros gêneros textuais/discursivos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo ao Programa - 3784360 - JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE