PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ISABELA NOGUEIRA NASCIMENTO

DISCENTE: ISABELA NOGUEIRA NASCIMENTO
DATA: 04/11/2022
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/utb-iznx-qmi)
TÍTULO: “UMA HISTÓRIA DE SI PARA MELHOR SE COMPREENDER”: análise de relatos autobiográficos de professores em formação continuada
PALAVRAS-CHAVES: Relatos autobiográficos; professor; língua estrangeira.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Hoje são diversos os estudos sobre identidades na área de Linguística Aplicada e especificamente de ensino - aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), devemos entender o processo de ‘ensino-aprendizagem’ de uma LE como parte integrante de um amplo processo de redefinição de identidades, conforme ressalva Rajagopalan (2003). Os relatos autobiográficos constituirão o objeto deste estudo por consistir em uma prática discursiva importante no processo de formação de professores. A justificativa para este trabalho está, principalmente, em investigar a reflexão sobre o “fazer docente” de professores de línguas estrangeiras, a partir de relatos autobiográficos elaborados por eles. Nesta pesquisa, a análise dos relatos autobiográficos apresentará termos foram elaborados pela pesquisadora, quais sejam: sujeito iniciado; as representações no processo de ensino-aprendizagem de LE - sujeito licenciado; as representações de suas práticas docentes - sujeito docente e os excertos dos relatos reproduzidos na sua forma original, levando em consideração: as representações feitas pelos professores enquanto aprendizes de língua estrangeira sobre o seu “eu”. O objetivo desta pesquisa é validar a prática da autoavaliação de um modo integrado como forma de delinear a identidade do professor. Ele se divide em quatro objetivos específicos, quais sejam: Analisar como os professores estabelecem uma relação entre o seu primeiro acesso a LE e a sua prática docente, primeira etapa formativa; Investigar as redefinições identitárias de professores sobre si mesmos a partir dos conhecimentos adquiridos no período do curso de Graduação/Pós-graduação, segunda etapa formativa; Traçar um quadro de definição identitária relevante de ser observado em práticas autoavaliativas; Elaborar um modelo de autorreflexão docente a partir do questionário utilizado na análise que funcione como diagnóstico do agir do professor de língua estrangeira do ensino fundamental e médio. No primeiro capítulo “Trabalho e Formação Docente” trataremos de questões que envolvem o ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica, principalmente com base na Lei de Diretrizes e Bases 4.024 (1961) e Procópio e Rezende (2021); e a formação docente alicerçados nas concepções de Lima e Gomes (2002) e Medrado (2011). No segundo capítulo “Discurso e Identidade” discorremos sobre a construção da identidade do professor, com base em Rajagopalan (2003), o agir docente fundamentado nos conceitos de Tardiff e Lessard (2009) e os relatos autobiográficos como instrumento de comunicação à luz de autores como Bakhtin (2003) e Signorini (2006). Nosso corpus foi coletado por meio de um questionário disponibilizado por meio de formulários Google para a construção dos relatos autobiográficos a serem desenvolvidos por professores de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Importa destacar que essa abordagem de coleta de material de análise, bem como de elaboração produto da pesquisa, deu-se uma vez do contexto pandêmico que impossibilitou quaisquer ações presenciais de realização. A análise quantitativo-qualitativas exploratórias dos dados evidenciou, em vias conclusivas, que as representações presentes nos relatos autobiográficos dos professores de língua estrangeira que pudemos observar foram as seguintes: o processo contínuo de redefinição de identidades, as concepções de língua/linguagem, o objetivo de aprender uma língua estrangeira, o professor no processo de ensino-aprendizagem e a apropriação da LE.
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ