PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO

DISCENTE: ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO
DATA: 22/11/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: IMPACTOS DA EXCLUSÃO DO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: BNCC; Proposta Curricular do Estado da Paraíba; Ensino de Português para
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A Base Nacional Comum Curricular- BNCC é um documento normativo que orienta estados e municípios na elaboração de seu currículo escolar, de acordo com a BNCC, em 05/042018, instituído pela Portaria nº 331, o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - Pró BNCC, que estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para a implementação, ocorre assim, necessidade dos Estados elaborarem suas propostas. No Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado e Educação- SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação- UNDIME formulam a Proposta Curricular do Estado da Paraíba. Dessa forma, esses documentos oficiais, não deveriam “excluir” um currículo de ensino de Português como L2 para surdos, se foram elaborados com base no Plano Nacional de Educação- PNE, regulamentado pela Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014, com vigência de 10 anos e que possui 20 metas para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Tomando como referência estes documentos oficiais, os objetivos dessa pesquisa são: Compreender a partir da BNCC e da Proposta Curricular do Estado da Paraíba, como ocorre, os efeitos da exclusão de um currículo de ensino de português como L2 para Surdos na Educação Básica, em duas escolas localizadas no Municípios de Campina Grande; Demonstrar como os cadernos: “Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior”, poderiam ser uma metodologia de ensino amplamente divulgada e eficaz, se tivessem vindo dentro de um documento oficial como a BNCC; Investigar em quais documentos ou teóricos os professores participantes se norteiam para pesquisar metodologias de ensino de português e atividades para seus estudantes surdos; Verificar através das entrevistas, como os impactos da falta de capacitação específica de professores para atuar no ensino de português como L2 para surdos podem dificultar a acessibilidade comunicacional de estudantes surdos. Está pesquisa exploratória, busca através de uma coleta de dados qualitativos, realizar uma análise dedutiva onde tomamos como referência a Análise de conteúdo de Bardin (2016), na qual através entrevistas com professoras de português, os dados coletados, foram analisados e classificados mediante as categorias, pré estabelecidas de acordo com pesquisas listadas no Estado da arte, dentre essas podemos elencar: RIBEIRO/ SHOLL-FRANCO (2018), MENDONÇA/ CARVALHO/ DOMINGUES/ FARIA (2018); MACEDO/ NUNES/ BENEVIDES (2020); SILVA (2018); MENCATO/ ÂNGELO (2021); LIMBERGER/ BUCHWEITZ (2019); QUADROS (2019); MENCATO, et al. (2017); SANTOS/ MELO/ FRONZA (2020); SILVA/ MENCATO (2022); SOUZA (2019); BRITO, et al. (2019); MÜLLER/ KARNOPP (2015); KARNOPP/ KLEIN (2007); SILVA (2001); RIBEIRO/ SILVA Org. (2015); QUADROS (1997); MOURA (2015); LEBEDEFF Org. (2017); SILVA/ SILVA Org. (2018); LIMA (2015), entre outros. Os resultados alcançados através das análises das entrevistas constatam como verídica a hipótese deste trabalho: A ausência de um currículo de ensino de português como L2 para surdos em documentos oficiais desfavorece o investimento de políticas públicas em formação e capacitação de professores para atuarem nessa modalidade de ensino e consequentemente isto ocasiona prejuízos linguísticos para o indivíduos surdos.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA