PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: POLLYANNA FREIRE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANNA FREIRE DA SILVA
DATA: 09/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente 34 - CCHLA
TÍTULO: O ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS. SISTEMATICIDADE, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E VARIABILIDADE LINGUÍSTICA NO USO DE CONECTORES SEQUENCIAIS.
PALAVRAS-CHAVES: ensino de gramática; conectores sequenciais; sistematicidade; produção de sentidos; variação linguística.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho relaciona-se à nossa inquietação como docente de Língua Portuguesa, especificamente no que tange à questão de como tornar o ensino de gramática não apenas eficaz, mas também significativo para o estudante. Na tradição escolar brasileira, o ensino de gramática sempre foi problemático, ou porque se restringia a ações classificatórias de uma metalinguagem improdutiva, ou porque seu ensino deu lugar a uma chamada análise linguística, que, na prática, trouxe o texto para o centro do fazer pedagógico, deixando, muitas vezes, de lado o tratamento necessário dos recursos gramaticais para a compreensão de como a língua se organiza e funciona. Com a experiência adquirida ao longo dos anos em sala de aula, percebemos que um dos recursos gramaticais mais geradores de dificuldades para os alunos é o uso de conectores sequenciais, impossibilitando a progressão do texto produzido e prejudicando sua interpretabilidade. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o tratamento gramatical dado ao ensino de conectores sequenciais na Educação Básica, a partir de uma perspectiva que integre sistematização linguística, produção de sentidos nos textos e variação linguística. Para isso, selecionamos como objetivos específicos indicar uma visão ampla para a gramática, olhando para seu ensino como uma confluência de teorias; descrever os conectores sequenciais pela perspectiva de gramáticas normativas e descritivas e também de estudos linguísticos; caracterizar os conectores sequenciais em relação a cada um dos três Eixos de ensino gramatical, vinculando-os a (I) sistematicidade, (II) produção de sentido e (III) variação linguística; avaliar, nos livros didáticos analisados, a correspondência entre as propostas de ensino nos manuais do professor e sua concretização nos livros dos alunos; refletir sobre o papel da metalinguagem em sala de aula; propor uma sequência didática para o ensino dos conectores sequenciais, numa perspectiva gramatical em três Eixos, a partir da diagnose feita com a análise dos materiais selecionados para a pesquisa. Considerando que um ensino amplo de língua, contemplando sua estrutura, os usos nos textos e suas variações, seja nossa tarefa na Educação Básica, nosso maior referencial teórico baseia-se na proposta da Gramática em Três Eixos, de Vieira (2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2019a, 2019b), subsidiada por Franchi (2009) no Eixo I, da sistematização; por Neves (2011a, 2011b), Antunes (2009) e Koch (2010) no Eixo II, da produção de sentidos; e por Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Bagno (2002, 2003, 2017) no Eixo III, da variabilidade linguística. Para caracterizar o objeto de estudo, buscamos as descrições feitas em gramáticas, como as de Cunha e Cintra (2017), Cegalla (2008), Rocha Lima (2011), Bechara (2015), Perini (2001), Bagno (2012), Castilho (2014), Neves (2018), e em estudos linguísticos, como os de Marcuschi (2008), Koch (2018), Antunes (2009), Neves (1997). Já para investigar o ensino de conectores, selecionamos três coleções de livros didáticos, de uma mesma editora, referentes a todas as fases que compõem a Educação Básica e utilizamos como metodologia de pesquisa uma análise documental de caráter qualitativo/interpretativista. A análise de dados, nesses materiais, mostrou que o ensino de conectores, como parte do trabalho gramatical, recebe uma abordagem superficial, além de não apresentar uma convergência entre o ensino do componente gramatical e o elemento textual, ignorando, ainda, uma perspectiva variacionista dos elementos gramaticais, mantendo, mesmo que dissimuladamente, uma visão estática e prescritiva do português. Com essa pesquisa, esperamos não só assegurar o lugar da gramática nas salas de aula, como apresentar uma alternativa de abordagem gramatical para os conectores sequenciais numa perspectiva ampla de ensino de língua, que contemple a sistematização de sua estrutura, a produção de sentidos que ocorre na interação por meios de textos, e a variabilidade que é inerente ao funcionamento da linguagem.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Interno - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA