PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: WUILIANS JONYS TAVARES GABI

DISCENTE: WUILIANS JONYS TAVARES GABI
DATA: 14/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual (link: https://meet.google.com/vwg-srds-jwt)
TÍTULO: A FERRAMENTA VIRTUAL VOCAROO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ORAL
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros orais; Letramento digital; FVNexA; TDIC; Vocaroo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo apresentar a ferramenta vocaroo como suporte pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na modalidade oral, na esfera do ensino básico. Primeiramente, abordamos a manifestação da oralidade no campo da linguística e segundo os documentos oficiais, com base em Carvalho e Ferrarezi Júnior (2017), Marcuschi (2001), Marcuschi (2010), Heine (2012), Flannery (2015), Lessa e Rodrigues (2010), Schneuwly (2004), PCN (1997) e BNCC (2017). Em seguida, refletimos também sobre o Letramento Digital com base em Street (2004), Rojo e Moura (2019), Soares (2002) e Kleiman (1995) e sobre o papel da escola nesse contexto segundo Moran (2013) e Coscarelli (2016). Trazemos as Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem – FVNexA (MATOS, 2020). Nesse sentido, a ferramenta virtual vocaroo é observada, dentro das suas possibilidades, enquanto ItemNet (MATOS, 2020) suscetível à intervenção do agente (docente). Quanto à metodologia, a pesquisa envolveu o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática com base no modelo de Dolz (2004) com o uso da ferramenta vocaroo destinada ao ensino de Língua Portuguesa para alunos do 7° ano de uma escola púbica. Os resultados mostram que a ferramenta vocaroo é um excelente suporte para o ensino do conteúdo linguístico “pontuação”, além de proporcionar o letramento digital dos alunos. Também concluímos que a ferramenta vocaroo foi capaz de transformar-se em uma FVNexA, através da atuação do agente docente.
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA