PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA

DISCENTE: SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA
DATA: 13/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: O PAPEL DA GESTUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
PALAVRAS-CHAVES: Educação bilíngue; aquisição de segunda língua; aspectos multimodais; gestualidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O avanço no número de escolas nos últimos três anos que vêm implementando o currículo bilíngue está aumentando gradativamente. A escolha pelo ensino da língua inglesa como língua-alvo nos programas bilíngues se dá pela compreensão dela como língua-franca, isto é, aquele idioma que é escolhido como forma de unir diversos povos no intuito de haver uma melhor compreensão. Entretanto, quando vamos observar como se dá a aquisição de uma nova língua(linguagem), é possível perceber que, atrelada à fala, a gestualidade tem um papel fundamental para compreensão da mensagem transmitida como todo. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a gestualidade facilita o processo de aquisição da segunda língua. É importante também elencar que os objetivos específicos trazidos em pauta foram os de observar os padrões de interação entre a professora e os alunos com foco na gestualidade; destacar o papel da gestualidade na sala de aula virtual; por fim, observar quais gestos possuíram maior preponderância nas gravações utilizadas. As aulas aqui analisadas foram cedidas por uma escola da rede privada de ensino, situada na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. A turma escolhida foi a do Infantil III, sendo algumas aulas do quarto bimestre as selecionadas para serem expostas aqui. Desse modo, as aulas dos dias 12/11/2020, 13/11/2020, 10/12/2020, 11/12/2020 e 04/01/2021 foram eleitas, tendo em vista um espaçamento de quase um mês de diferença. Como intuito de empoderar esta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), no qual discorre que a língua(gem) é dada através das interações sociais. A respeito do bilinguismo e educação bilíngue a discussão de Bialystok (2003), Grosjean (2008), Krashen (1978; 1981; 1985) foram trazidas. Para poder discernir a diferença entre escolas bilíngues, escolas com projeto bilíngue e escolas internacionais foi trazido o trabalho de Carvalho, Coutinho e Oliveira (2018). Por fim, acerca da multimodalidade e da gestualidade foi trazido os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Durante o percurso da análise das aulas, procurou-se discutir a gestualidade nos discursos da professora. Após as análises, foi identificado que os gestos que apresentaram maior frequência no discurso foram os gestos dêiticos de McNeill (1985; 1992; 2000; 2002). Outrossim, apesar de todo o contexto de isolamento social vivido no período de análise das aulas, foi possível assimilar uma aquisição da língua inglesa pelos alunos de forma que eles puderam assimilar e reproduzir os vocabulários trabalhados durante as aulas. Assim, espera-se que esta pesquisa possa abrir um pouco mais as portas para análises e inserção da gestualidade na prática do docente de segunda língua e que mais pesquisas sejam realizadas nesse campo dentro do contexto brasileiro.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - JOSÉ MOACIR SOARES DA COSTA FILHO