PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ANGELA MARIA LEITE AIRES

DISCENTE: ANGELA MARIA LEITE AIRES
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS DOCENTES COM A FERRAMENTA INTERATIVA JAMBOARD
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Letramento digital. TDICs. Jamboard.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O mundo passa por uma revolução sem precedente na história humana: a revolução tecnológica e de comunicação. Com isso, nossa sociedade a cada dia experimenta desafios, inovações e novas práticas sociais que refletem diretamente nas pessoas e nas suas formas de se relacionar. No contexto educacional não é diferente, partindo do pressuposto de que a educação do século XXI vive um novo cenário de inserção das tecnologias digitais contemporâneas, é necessário adequar nosso currículo e nossa prática pedagógica a esse cenário repleto de metodologias e de formas a facilitar a aprendizagem. Pensando assim, nossa pesquisa foi desenvolvida tendo em vista a inserção das tecnologias no contexto da formação de professores, seguindo os caminhos do letramento digital, letramento esse, que proporciona ao sujeito ler e escrever conforme códigos verbais e não verbais, utilizando-se das ferramentas tecnológicas. Para realizar nosso estudo, utilizamos a ferramenta interativa Jamboard com o intuito de subsidiar os professores e favorecer uma aprendizagem interativa entre alunos e professores envolvidos, gerando assim um ensino mediado por meio de metodologia ativa da aprendizagem. Como objetivo geral, visamos: Analisar a utilização das TIDICs pelos professores do município de Santo André-PB, como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Como objetivos específicos, temos: Investigar o efeito das ferramentas tecnológicas, em especial o Jamboard, no auxílio da prática docente no processo de ensino-aprendizagem; averiguar se a rede de ensino oferece formação continuada aos professores frente às tecnologias no ensino; identificar quais ferramentas tecnológicas a escola oferece para favorecer o trabalho dos professores e propor um plano que tenha como finalidade a ministração de uma formação continuada voltada ao uso da ferramenta como proposta de letramento digital. O projeto foi desenvolvido junto aos professores do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na cidade de Santo André-PB. A investigação de caráter qualitativo está alicerçada na abordagem etnográfica colaborativa com ênfase na formação de professores e no exercício docente investigando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs. A coleta de dados deu-se mediantes as informações obtidas por meio dos questionários enviados via Google forms e plano de formação continuada junto aos professores envolvidos. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos as contribuições de Almeida (2007), Jacques Delors et al (2012), Kenski (2012), Libâneo (2011), Lowry et al. (2004), Melo e Santos (2021), Moran (2013), Moreira (1999), entre outros que, nortearam nosso trabalho com discussões sobre educação mediada pelas ferramentas tecnológicas na sala de aula, letramentos e formação de professores. Reforçamos que a produção interativa e transversal do Jamboard, abrangendo alunos e professores, mobiliza competências e capacidades de ação, suscita práticas de inteligência coletiva. Tomamos como conclusão que, a escola não fornece aparatos tecnológicos para que possa ser realizado trabalho com as TDICs, possivelmente, isso causa o desinteresse dos docentes visando o letramento digital e consequentemente, inseri-lo na sua prática pedagógica.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo à Instituição - LEANDRO DE ALMEIDA MELO