PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: INAYARA ÉLIDA AQUINO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INAYARA ÉLIDA AQUINO DE MELO
DATA: 15/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O ENSINO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO CRÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero textual, Artigo de opinião, Sequência didática, Letramento crítico
PÁGINAS: 170
RESUMO: O presente trabalho, é resultante de uma proposta de intervenção a partir de uma Sequência Didática conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com base no encadeamento de módulos de ensino e estruturados de forma sistemática, cujo objetivo geral da investigação concentrava-se na produção escrita do gênero textual artigo de opinião acerca do fenômeno social “Trabalho Infantil”, com alunos do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa-PB, nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências linguísticas, argumentativas e o letramento crítico. Para percorrer os caminhos dEsta pesquisa, nos embasamos em vários teóricos, principalmente nos estudos de a Bakhtin (1992, 2003, 2010); Marcuschi (2002, 2005,2008); Koch e Elias (2003, 2006, 2012, 2017); Antunes( 2002, 2003); Freire(1996)em relação aos conhecimentos acerca da perspectiva sociointeracionista por meio da língua/linguagem como artefatos de uso social; para a abordagem sobre a sequência didática apropriamo-nos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e no tocante aos estudos sobre o gênero artigo de opinião e argumentação nos ancoramos estudiosos Beltrão (1980); Brakling(2000), Leal e Morais(2007) dentre outros autores.O estudo recorre também aos documentos, diretrizes oficiais no Brasil como Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2018). A abordagem qualitativa e a pesquisa-ação cujo foco é a compreensão e interpretação dos fenômenos sociais inseridos em um contexto são os norteadores metodológicos desta pesquisa, em conformidade com Bortoni-Ricardo (2008) e Thiollent (2011). Como instrumentos, utilizamos as produções textuais das escritas dos artigos de opinião de 10 (dez) educandos, cuja análise comparamos a produção inicial (PI) com a produção final (PF) dos textos produzidos.Os resultados parciais do estudo, já nos indicam uma evolução expressiva em relação competências linguísticas e argumentativas na construção escrita dos artigos de opinião, sendo proporcionado em cada etapa vivenciada em uma conjuntura processual viabilizada pela SD, tencionando uma aprendizagem significativa e favorecendo o desenvolvimento do letramento crítico dos envolvidos em meio a suas práticas sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA