PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA
PALAVRAS-CHAVES: Português L2. Leitura e escrita. Tirinhas. Ensino Fundamental II.
RESUMO: As atividades de leitura e a escrita são relevantes para a formação humana e, consequentemente, auxiliam nas manifestações comunicativas do indivíduo, essas habilidades, geralmente, são conquistadas no ambiente escolar. Assim sendo, esta pesquisa busca alinhar o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula regular, com práticas pedagógicas a partir do gênero textual: tirinha. Deste modo, o objetivo deste trabalho é investigar como são realizadas as práticas de ensino da disciplina de Língua Portuguesa em sala de aula regular que tem aluno surdo do ensino fundamental II da EMEF e EJA Professora Noêmia Alves de Souza de Conde/PB. A opção por um trabalho interventivo adotando o gênero textual: tirinha se deu pelo fato de ser um gênero que contém textos, recursos visuais, essa característica da tirinha auxilia nas atividades de leitura e escrita voltadas para estudantes surdos. Trata-se de um estudo qualitativo, com preceitos na pesquisa-ação, realizado com cinco docentes de LP que lecionam no fundamental II da EMEF e EJA Professora Noêmia Alves de Souza de Conde/PB. Para desenvolver a investigação, utilizaram-se um questionário semiestruturado, com o intuito de investigar como acontece as práticas de ensino da disciplina de Língua Portuguesa nas salas regulares que tem a presença de alunos surdos do fundamental II, na escola pesquisada, e como ocorre as práticas pedagógicas para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem. A intenção desta pesquisa é de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura e escrita em sala de aula a partir do gênero textual: tirinha. O arcabouço teórico é constituído por autores que destacam a relevância do ensino e aprendizado de língua como ferramenta de uso significativo para a participação dos eventos comunicacionais nos diversos grupos, a partir das contribuições da Linguística Aplicada Moita Lopes (2006); em seguida temos Kleiman (2006); Silva (2018), o qual contribuiu nos estudos voltados para os surdos; como também as contribuições de Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004), Alves (2020) sobre o trabalho com os gêneros textuais; em relação à formação docente, os autores Silva, Melo, Santos, Suassuna, Cunha e Silva (2020), trazem a importante de refletirmos acerca da formação docente em suas múltiplas dimensões; a autora Bardin (2011) contribui com as análises dos dados da pesquisa, dentre outros autores e documentos da educação que vieram para contribuir com esta relevante pesquisa. Os resultados mostram que o papel do docente neste contexto é desafiador, tendo em vista a ausência de formação docente voltada para atuar com práticas de ensino que contemplem os surdos. Por isso a necessidade de curso de formação continuada a fim de complementar as possíveis lacunas deixadas na formação inicial, principalmente, quando se refere aos conhecimentos linguísticos dos estudantes surdos.
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL