PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ALUIZIO MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO

DISCENTE: ALUIZIO MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 10/02/2023
LOCAL: meet.google.com/svx-cibf-yyn
TÍTULO: Conto maravilhoso: uma proposta de ensino a partir dos quatro eixos de integração de Língua Portuguesa na BNCC anos finais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: BNCC, Eixos de integração, Conto maravilhoso, Multimodalidade, Interação digital.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Em 2020, toda a população mundial foi acometida por algo inesperado: a pandemia do novo coronavírus. No âmbito educacional, todas as instituições, privadas e públicas, viram-se obrigadas a pensar, a estudar e a testar possibilidades, de forma rápida, para continuar realizando seu trabalho das suas casas. Diante de tantos desafios, professores montaram estúdios improvisados em um cômodo da residência, muitos se depararam, pela primeira vez, com a necessidade de estar diante de uma câmera, aprenderam a utilizar recursos tecnológicos para que fosse possível ministrar as aulas e, acreditamos ser a mais difícil, interagir e acompanhar a evolução da aprendizagem do aluno através da aula remota. Nessas idas e vindas, descobriu-se a plataforma Google Meet, que possibilitou o contato virtual entre alunos e professores. Em uma turma do 7º ano de uma instituição privada, mote deste estudo, situada na cidade do Recife, percebeu-se que, ao trabalhar o gênero textual conto maravilhoso, adicionado no plano anual da série em 2021, a interação dos discentes aumentou devido à estrutura do gênero, à liberdade de construir narrativas maravilhosas e à maneira como foi proposta a produção dos contos maravilhosos colaborativamente através de ferramentas digitais. Entretanto, constatamos algumas limitações ao trabalhar os quatro eixos de integração de Língua Portuguesa na BNCC a partir do gênero textual citado durante o processo de elaboração, incorporando-se os recursos tecnológicos previstos na Base em um tempo curto de aulas programáticas para apresentar o gênero textual proposto. Este trabalho é uma pesquisa-ação com pesquisa bibliográfica e vivência virtual que objetiva, de forma geral, apresentar uma proposta de curso com a temática “conto maravilhoso”, pautada nos quatro eixos de integração de Língua Portuguesa da BNCC, para discentes do 7º ano do ensino fundamental a partir das lacunas e avanços identificados na discussão sobre o gênero durante as aulas remotas, ministradas durante a pandemia e, de maneira mais específica, atrelando-os às discussões e às reflexões apresentadas por autores como Solé (1998), Kleiman (2004), Koch e Elias (2018) que debatem o eixo leitura; Marcuschi (2008, 2010), Guedes (2009), para o eixo produção textual; Schneuwly e Dolz (2004) discutindo a oralidade; Vargas (2011), Abraçado (2020) para endossar a análise linguística/semiótica. Julgamos importante trazer os conceitos da teoria dos gêneros textuais na perspectiva de Marcuschi (2008), do gênero textual conto, discutir a diferença entre conto fantástico e conto maravilhoso nas concepções de Propp (1984) e Reis (2014), e apresentar as definições sobre a multimodalidade e os novos gêneros textuais a partir de Marcuschi (2010), Rojo (2012) e Ribeiro (2021) fazendo com que os alunos reconheçam os elementos constitutivos do gênero textual escolhido para que eles reconstruam os textos de forma a produzir, como proposta didática, um e-book e um audiobook após a participação do curso que será ministrado no contraturno no segundo semestre.
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - ORMEZINDA MARIA RIBEIRO