PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: FABIOLA JERÔNIMO DUARTE

DISCENTE: FABIOLA JERÔNIMO DUARTE
DATA: 17/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: LEITURA E SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA E IMAGENS DE CONTROLE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Imagens de Controle, Marcadores sociais, Leitura, Racismo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa investiga a presença de marcadores sociais da diferença e Imagens de controle na coleção de Língua Portuguesa “Tecendo linguagens” proposta para o Ensino Fundamental II. Para esta análise, tecemos como objetivo central observar como estes marcadores sociais da diferença e Imagens de controle articulam discursos implícitos e explícitos no material analisado e que contribuem para a estruturação do racismo no contexto educacional, ao mesmo tempo em que verificamos como uma abordagem semiótica destes discursos pode contribuir para o desenvolvimento de uma leitura crítica. No tocante a metodologia, por tratar-se de um estudo voltado para a educação, optamos por realizar uma pesquisa de base qualitativa. A primeira etapa da pesquisa iniciou-se em maio de 2022 e finalizou-se em julho do mesmo ano. Ao longo desses dois meses fizemos a análise na coleção "Tecendo Linguagens”, tendo como foco observar imagens ou textos de diversos gêneros nos quais houvessem a acentuação das diferenças de cor, de condição social e profissões, em especial dos negros, por meio dos marcadores sociais e possíveis Imagens de controle que foram selecionados e compuseram um Guia didático utilizado nas sequências didáticas da segunda etapa. A segunda etapa da pesquisa teve início em 20 de setembro de 2022 e foi realizada na Escola Estadual Profa. Ocila Bezerril, localizada na cidade de Montanhas- RN. A pesquisa-ação foi elaborada para uma turma de 9° ano, com a aplicação de sequências didáticas pautadas em uma abordagem semiótica (semiótica peirceana), ao longo de 7 encontros. Tendo cada aula, de cada um dos encontros, uma duração aproximada de 50 minutos cada. Concernente à base teórica, a pesquisa ancora-se nas considerações de Pierce (2000), Santaella (2000; 2002; 2005 e 2007), acerca da semiótica; as considerações teóricas de Collins (2009) e Bueno (2019), sobre o conceito de imagens de controle; além de Hirano (2009) e Zamboni (2009) no tocante aos marcadores sociais. Por fim, como resultados parciais, notou-se a presença de marcadores sociais e Imagens de controle na coleção analisada e que uma abordagem semiótica de tais marcadores sociais e Imagens de controle contribuiu significativamente para a compreensão de como os significados que construímos, assim como as nossas identidades, são performadas pelo meio social, principalmente, pelo próprio contexto educacional.
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL