PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ DAVI GOMES

DISCENTE: MARIA JOSÉ DAVI GOMES
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/mqf-hoaz-jgo)
TÍTULO: NARRATIVAS ORAIS DA CIDADE DE LUCENA-PB: INFLUÊNCIAS NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Discursivas. Ensino Médio. Narrativas Orais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Na presente pesquisa propomos analisar as influências das narrativas orais da cidade de Lucena- PB nas práticas discursivas dos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio. E, mais especificamente: a) Investigar os elementos linguísticos e discursivos presentes nas narrativas dos estudantes; b) compreender a relação e a diferença entre o discurso oral e escrito no ensino de Língua Portuguesa; c) perceber que a comunicação oral é estabelecida pela mudança histórica, cultural e social; d) apresentar as concepções linguísticas utilizadas na análise. Este estudo se justifica ao acontecimento que essa é uma região em que a cultura oral exerce ainda influência na comunidade, porém, não há estudos com o foco temático das narrativas orais e suas contribuições em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio, o que pode auxiliar o ensino público da cidade e o aperfeiçoamento na comunicação oral dos discentes. A partir dessa perspectiva linguística investigativa seguimos como orientação para o referencial teórico o estudo dos respectivos estudiosos: Bakhtin (1992), Marcuschi (2001, 2003, 2010), Geraldi (2000-2006), Aquino (2005), Castilho (1998), Fávero (2005), Bagno (1999), Bosi (1994), Maurice Halbwachs (1990), Castilho (1998), Galvão (2015), Maingueneau (2001), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa-ação, de cunho qualitativa de natureza participante por meio da análise interpretativa, os instrumentos utilizados foram: 1) Entrevista com os 10 estudantes colaboradores; 2) Diário de campo e observação do ambiente escolar em 8 aulas de Língua Portuguesa; 3) Visitações e realização de um grupo focal com cerca de 10 estudantes participantes em 3 encontros; 4) Análise das atividades realizadas nessa turma analisada em comparação com o que foi falado nos momentos de entrevista e grupo focal, abrindo espaço para as discussões, investigações sobre o assunto abordado. Os resultados gerais da pesquisa apontam que os estudantes colaboraram para que pudéssemos de alguma forma evidenciar que as narrativas orais exercem influência na comunidade, e que a maioria reconhece que essas histórias de fato são repassadas oralmente, sobretudo pelos mais idosos, fazendo parte da cultura local, reconhecendo a importância do desenvolvimento da competência linguística, mais precisamente da oralidade em suas práticas discursivas.
Externo ao Programa - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL