PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: KLECIO DE ASSIS RAIMUNDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLECIO DE ASSIS RAIMUNDO
DATA: 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/mbu-udnh-sqy)
TÍTULO: ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRODUÇÃO DO INGLÊS COMO L2: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição de L2. Consciência fonológica. Proposta de material didático.
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Ao observar os estudos ligados ao processo de aquisição de língua estrangeira como L2, pode-se perceber que há vários pontos de dissemelhança entre a língua materna (L1) e a L2, que terminam influenciando em um processo de transferência fonológica de L1 em L2. Dessa forma, a utilização de métodos que se aproprie de conceitos como o da consciência fonológica, torna-se pertinente para o processo de assimilação/compreensão de características fonético-fonológicas da língua alvo, a qual correlaciona o conhecimento fonológico prévio dos discentes com as novas perspectivas trazidas pela L2. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados os estudos prosódicos (CAGLIARI, 1992; NESPOR, 2010; GAYER, 2015); a teoria acústica de produção de fala (SOUSA, 1994; BARBOSA; MADUREIRA, 2015); e os estudos sobre Consciência fonológica (FREITAS, 2011; ALVES, 2012). Nesse viés, o presente estudo busca propor um material didático para o ensino médio, mais especificamente para o componente curricular de língua inglesa, o qual apresenta atividades que objetivam uma abordagem voltada ao uso da oralidade atrelada à escrita e à leitura, buscando, assim, impulsionar o conhecimento acerca da consciência fonológica que auxilia no processo de aquisição de L2, atenuando a transferência das características fonético-fonológicas da L1 sobre a L2. Tem-se como hipótese que o trabalho que prioriza a utilização da oralidade e o desenvolvimento da consciência fonológica possibilita atenuar a transferência fonológica que ocorre no processo de aquisição de uma L2.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Externo ao Programa - 1653821 - RUBENS MARQUES DE LUCENA