PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE MARIA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE MARIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 05/04/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO DESCOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO KANELA/MEMORTUNRÉ, ALDEIA ESCALVADO, MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação decolonial; Leitura crítica, Letramento crítico; Educação escolar indígena.
PÁGINAS: 96
RESUMO: A Educação escolar indígena atende a um público diferenciado e com um histórico de opressão marcado pela colonialidade do poder; assim, faz-se necessário que o ensino nas escolas indígenas supere as marcas da colonialidade, tanto em relação aos currículos, quanto às abordagens dos conteúdos. Nesse sentido, defende-se uma educação decolonial para o povo Kanela/memortunré por meio da leitura crítica. Este trabalho tem por objetivo geral: investigar o espaço da língua portuguesa e o papel da leitura crítica no processo de escolarização do povo Kanela. Como objetivos específicos: analisar as políticas linguísticas definidas pelo referencial curricular para a educação indígena no Maranhão e para o povo Kanela/memortunré; compreender as orientações do REICE/MA para o ensino de língua indígena e da língua portuguesa orientada pela BNCC no novo ensino médio para as escolas indígenas; ofertar um curso de extensão aos professores do ensino médio da aldeia Escalvado sobre leitura crítica. Para fundamentar os estudos sobre decolonialidade, bilinguismo e interculturalidade, nos referenciamos em Paulo Freire (1976,1978), Walsh (2009), Santos (2009, 2010), Candau (2008, 2010, 2015, 2016), Pimentel da Silva (2004, 2015, 2017, 2019, 2020), Meliá (1979). Para analisar as políticas públicas para educação indígena no Brasil e no Maranhão, utilizaremos o referencial teórico de Grupioni(2002); Coelho (2002,2009,2015), Brasil (1988,1996), RCNEI (1998) REICE/MA (2021). Para embasar as reflexões sobre o eixo leitura, no componente curricular Língua Portuguesa na educação indígena, visando ao letramento crítico, adotaremos referencial Maher (1991, 1994, 2007), Santos (2018, 2019, 2020, 2021), Cavalcante (1999), Nascimento (2012), Kleiman (2005, 2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros. Este estudo trará como benefícios diretos e imediatos a compreensão da educação escolar indígena na região Sul do Maranhão, das políticas linguísticas implementadas pelo Estado do Maranhão para essa modalidade de ensino e das necessidades linguísticas da comunidade em estudo. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, será uma pesquisa-ação, pois será ofertado um curso de extensão à comunidade docente, sobre: pedagogia decolonial; currículo intercultural diálogico entre os conhecimentos da Base e os indígena; a pedagogia da contextualização e temas geradores como proposta de ensino interdisciplinar; a leitura crítica como base para o letramento crítico do estudante Kanela.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Externo à Instituição - DIONEY MOREIRA GOMES