PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA FÉLIX DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA FÉLIX DA SILVA
DATA: 19/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: As Narrativas Como Ferramenta Para Uma Pedagogia Decolonial: O Trabalho Com As Lendas Indígenas Tabajara Numa Perspetiva Intercultural Crítica
PALAVRAS-CHAVES: interculturalidade crítica, pedagogia decolonial, narrativas, Tabajara, interdisciplinar.
PÁGINAS: 88
RESUMO: Este trabalho qualitativo utilizou o método de Pesquisa-Ação-Triangular que ocorreu através de Entrevista realizada com o Cacique Carlinhos da Aldeia Barra de Gramame em Conde/PB para coleta das lendas e posterior retextualização, Questionários e Aula de Campo realizados com os alunos do 6º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lina Rodrigues do Nascimento - Conde/PB e Observações. Seus objetivos específicos são (a) ter contato com as narrativas locais, temporais e situacionais através das lendas indígenas Tabajara; (b) reconhecer o pensamento colonial eurocentrado que ainda existe na escola e (c) refletir sobre novas práticas pedagógicas que visem decolonializar os saberes. O objetivo geral deste trabalho e que também é a proposta de intervenção é inserir no Currículo de Conde/PB o estudo sobre a etnia originária da região, os Tabajara, através do estudo das Lendas Indígenas, como sugere a Base Nacional Comum Curricular em sua habilidade (EF67LP28). Partiu-se dos conceitos de interculturalidade relacional, funcional e crítica (Walsh, 2009, 2012, 2022), problematizando as linhas abissais (Santos, 2009) e discutindo práticas sociais e educativas capazes de romper com a retórica do multiculturalismo e, efetivamente, vivenciar uma pedagogia decolonial através da interculturalidade crítica. Para a aplicação da interculturalidade crítica foram observadas as narrativas do povo Tabajara através da coleta de suas lendas baseadas nas perspectivas de Souza (2020) e Delgado (2003). A retextualização das lendas seguiu o pensamento de Marcuschi (2010) e Travaglia (2007) para se observar que tais lendas guardam um saber ancestral (THIÉL, 2013). Nas escolas o trabalho com a interculturalidade crítica pode ser feito através de práticas pedagógicas decoloniais de forma interdisciplinar (FAZENDA, 1994) e nas aulas de Língua Portuguesa o trabalho com essas lendas nesta perspectiva pode ser dar seguindo a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2009).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo ao Programa - 3212008 - CAROLINA COELHO ARAGON