PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISA FRANCIELE MENDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISA FRANCIELE MENDES DA SILVA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: PRÁTICAS DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE REVELAM?
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização, jogos, desenvolvimento linguístico
RESUMO: Já a algum tempo, os jogos tornaram-se objeto de pesquisa, revelando-se como recursos didáticos de grande importância no desenvolvimento intelectual da criança. Nesta dissertação, a temática surgiu em decorrência da realidade de minha turma do 3º ano, que não era multisseriada, mas apresentava diferentes níveis de aprendizagem, sendo assim, resolvi trabalhar com jogos para ver se poderia minimizar a diferença de aprendizagem entre os próprios alunos da turma. Desse modo, essa pesquisa possui como objetivo geral analisar a eficácia de jogos didáticos em sala de aula para o processo da alfabetização. A base teórica fundamenta-se em Vigotsky (1984), para quem os jogos possuem papel efetivo no desenvolvimento das crianças e em Documentos oficiais como a BNCC (2017) e em Documentos de Programas de Formação (PNAIC). Metodologicamente, foram aplicados oito jogos, em uma turma de 3º ano, de uma Escola Municipal, da cidade de Pirpirituba -PB, com 13 alunos, com diferentes níveis de alfabetização, no período de 12/08/2022 a 02/12/2022. Os resultados mostram um avanço considerável no desenvolvimento das habilidades linguísticas para a alfabetização.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE