PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA RAMALHO BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA RAMALHO BARBOSA
DATA: 06/06/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A ABORDAGEM DO LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de língua inglesa, material didático, semântica, léxico.
RESUMO: Esta dissertação busca discutir a importância da Língua Inglesa (LI) como língua franca global, sua obrigatoriedade no ensino fundamental e médio no Brasil e as razões pelas quais muitos alunos não conseguem ter um bom desempenho nesse idioma. Sabe-se que apesar da LI ser a língua mais comumente ensinada nas escolas brasileiras, o ensino muitas vezes se concentra apenas na leitura, negligenciando a escrita e a oralidade e, ainda, ao tratar os aspectos da língua, foca a gramática, negligenciando o estudo do léxico. Como resultado, muitos alunos terminam o ensino médio sem conhecimentos básicos da língua inglesa. Baseado nos princípios da Abordagem Lexical (LEWIS,1993), com o suporte da Semântica Lexical (FERRAZ, 2013; FERRAZ; NASCIMENTO, 2015; ANTUNES, 2012) sugere-se a inclusão de práticas que favoreçam a competência lexical como uma forma de melhorar os resultados da aprendizagem da LI. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e interpretativista. Destarte, o objetivo desse trabalho é analisar atividades voltadas ao ensino do léxico em um livro didático do Novo Ensino Médio, para investigar como o vocabulário novo é apresentado e explorado neste material. Observou-se que há uma preocupação em ensinar vocabulário, no entanto, de forma descontextualizada, apresentando, majoritariamente o formato de listas de palavras e definições. Considerando que esta não é a estratégia mais adequada, especialmente para o segmento de ensino em que o material é usado, apresenta-se, ao final desta pesquisa, um caderno pedagógico contendo atividades complementares para que o léxico seja ensinado de forma mais efetiva e contextualizada, promovendo maior proficiência dos alunos.
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo ao Programa - 1322264 - LEONARDO GUEIROS DA SILVA