PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARLEIDE MARIA ARRUDA LINHARES ISAIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLEIDE MARIA ARRUDA LINHARES ISAIAS
DATA: 14/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: REFLEXOS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA NO DISCURSO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA – CE
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Letramento; Ensino Remoto; Professor; Tecnologias Digitais.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente investigação tem como tema os Reflexos do ensino remoto durante a pandemia no discurso de professoras alfabetizadoras do município de Morada Nova – Ce se direciona prioritariamente para analisar os reflexos do ensino remoto durante a pandemia no discurso de professoras alfabetizadoras do 1º ano, por meio de uma pesquisa qualitativa, no nível descritivo por acreditar ser relevante estar em contato direto com o objeto de estudo. Essa pesquisa traz em seu arcabouço teórico, autores como Soares (2002, 2006, 2018, 2020), Morais (2012, 2019), Vygotsky (1989), Ferreiro e Teberosky (1995), Bacich (2018), Aranha (2014), Cagliari (1991), Frade (2014), Macedo (2022), Coscarelli e Ribeiro (2014), Coscarelli (2020), Afonso et al. (2022) assim também como periódicos, teses e dissertações, sites da Internet dentre outras fontes, que versam acerca da alfabetização, letramento, interação entre sujeitos, formação docente, uso de ferramentas tecnológicas dentro do contexto da alfabetização, ensino remoto, dentre demais temas. Utilizamos ainda a análise documental, das atividades impressas enviadas para as crianças do 1º ano durante o ensino remoto. Realizamos também uma entrevista com 03 professores que foram selecionados pelos critérios de estarem ministrando aulas nas turmas do 1º ano tanto no período remoto quanto no presencial. Os resultados encontrados indicam que a formação continuada dos docentes foi ofertada pela Secretaria da Educação no período pandêmico no formato síncrono, tanto no que diz respeito ao SEA, quanto as ferramentas tecnológicas, entretanto evidencia-se que apesar do esforço realizado essas formações ainda não foram suficientes para suprir as reais necessidades dos professores frente ao grande desafio que era o de ensinar por meio das tecnologias digitais em tão pouco tempo. Revelam ainda que inicialmente os sentimentos dos docentes eram de medo, insegurança, angústia, mas que à medida que foram interagindo nas formações, estudando, trocando experiências, foram criando mais segurança, confiança, predominando os sentimentos de superação, conquistas e de inovação. Descortinam também por intermédio das atividades impressas enviadas às crianças diversas oportunidades de criarem o hábito de leitura, de interagirem com os diversos gêneros textuais que circulam nas esferas sociais, proporcionando aos aprendentes refletirem sobre o SEA, os seus usos sociais, deixando apenas a lacuna no desenvolvimento das habilidades de produção de texto.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - GLORIA MARIA LEITÃO DE SOUZA MELO
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE