PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANE GOMES DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANE GOMES DE ANDRADE
DATA: 14/06/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: STORYTELLING NO PODCAST – AS FVNEXAS NO GÊNERO TEXTUAI ORAL.
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade; Podcast; Storytelling; TDIC; FVNexA
RESUMO: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) nas escolas tem estimulado inovações na forma de ensinar e aprender. Variados recursos e metodologias faz uso das TDIC como suporte de construção do conhecimento, porém, nem sempre estão associadas a uma estratégia didática. Pensar como as tecnologias digitais podem contribuir para a construção do conhecimento nas aulas de língua portuguesa para o ensino do uso da oralidade é uma etapa importante. Esta pesquisa apresenta o podcast como um recurso digital e como seu uso nos processos de ensino- aprendizagem podem despertar um maior interesse, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes. Este estudo pautou-se na questão norteadora: como as TDIC através da ferramenta podcast associado a storytelling pode contribuir no desenvolvimento da oralidade e a produção de textos na construção de seus próprios discursos? Como objetivo específico delimitou-se: 1) apresentar aos estudantes um maior entendimento sobre a importância da oralidade e seu uso dentro dos gêneros textuais; 2) possibilitar a elaboração de podcast pelos estudantes com o uso pedagógico das TDIC; 3) Analisar a produção textual com a inserção do gênero podcast no desenvolvimento da oralidade. A literatura utilizada quando se refere a oralidade foi as discussões encontradas em Marcuschi (1977, 2000) e Dolz e Schnewly (2004); em relação a dicotomia da fala e da escrita, foram introduzidos os estudos de Saussure (2012) e Rojo e Schnewly (2006); e para os podcasts, tomou-se como referência os trabalhos de Moura e Carvalho (2006), Leão (2011), Leite (2015) dentre outros. Esta pesquisa teve como participantes estudantes do 1º ano do ensino médio, de uma escola técnica da rede pública estadual, localizada na cidade do Recife-PE. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa-ação. Como instrumentos para coleta de informações, optou-se pela aplicação de questionário, que se refere ao perfil daqueles que nasceram imersos às tecnologias digitais, da análise após produção do podcast. Com a intenção de introduzir as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem do uso da oralidade, uma sequência didática foi elaborada e aplicada, apresentando o podcast associado a storytelling do livro: Histórias de ninar para garotas rebeldes, como referencial inspirador para a produção e as etapas de criação da storytelling e a produção do podcast. Os podcasts produzidos foram classificados e categorizados no intuito de sugerir estratégias de uso mediado pelo professor na sala de aula. Os resultados alcançados indicam o potencial educativo dos podcasts, que serviram como recurso didático para o ensino do uso da oralidade na escola. Foi possível observar o impacto que o podcast associado a storytelling e as TDIC podem causar aos envolvidos.
Interno - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA