PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA AQUINO E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA AQUINO E SILVA
DATA: 01/06/2023
LOCAL: Ambiente virtual Google Meet: https://meet.google.com/mkh-xvcr-sre
TÍTULO: O livro didático de Língua Portuguesa e o Novo Ensino Médio: uma análise sobre língua, identidade, variação, crenças e atitudes linguísticas.
PALAVRAS-CHAVES: Língua. Identidade. Crenças e atitudes. Livro didático. Novo Ensino Médio.
RESUMO: A heterogeneidade linguística é um fenômeno inegável no português brasileiro e que, por isso, deve ser considerada parte constitutiva da prática docente dos professores de Língua Portuguesa, bem como dos materiais didáticos adotados por eles. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar como se dará a abordagem sobre língua, identidade, variação, crenças e atitudes linguísticas no livro didático de Língua Portuguesa do Programa Nacional do Livro Didático/2021 referente ao Novo Ensino Médio. Compreendemos que tais temáticas. Os alicerces teóricos desta dissertação perpassam os pressupostos do conceito de identidade(s) - Stuart Hall (2006), Moita Lopes (2002) -, da Sociolinguística Educacional – Bortoni-Ricardo (2004; 2014) -, dos fundamentos da variação linguística e dos conceitos atrelados às crenças e atitudes linguísticas – Labov (2008); Lambert; Lambert (1975); Aguilera. Além da discussão sobre “norma linguística” com contribuições e concepções de muitos autores dos quais destacamos Bagno (2003) e Faraco (2008). A relevância científica desta pesquisa está no fato de analisar como os aspectos linguísticos acima mencionados são abordados no livro didático (LD) e, consequentemente, a partir disso, apontar reflexões, bem como propor um caderno pedagógico com a finalidade de auxiliar os professores em sua prática docente, além de impulsionar mais estudos que, consequentemente, proporcionem uma adequação na elaboração dos próximos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Novo Ensino Médio (NEM) acerca da temática aqui abordada. Para tanto, alguns questionamentos desencadearam este estudo, tais como: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permite, em suas orientações, que o currículo das escolas busque respeitar as particularidades coletivas e individuais dos alunos, já que o Brasil é um país multicultural e multilinguístico. No entanto, será que os livros didáticos também seguem essa abordagem? O objeto de análise, mais especificamente na seção do Manual do Professor, incentiva e orienta o professor para o trabalho com língua e identidade? De que maneira é possível elaborar um material complementar para o trabalho acerca de identidade, norma, variação, crenças e atitudes linguísticas para ser trabalhado com alunos do ensino médio? O resultado da análise dos dados evidenciou que poucas são as seções e as atividades apresentadas que tratam especificamente da relação entre língua, identidade, variação, crenças e atitudes linguísticas. Especificamente acerca da variação linguística (VL), verificamos que a ela é dado espaço secundário e, quando abordada, é de maneira muito superficial no tocante à reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e políticos que tanto impactam, sobretudo, na autovalorização linguística do aluno e de sua comunidade.
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA