PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: FRANCISCO ANDRÉ FILHO

DISCENTE: FRANCISCO ANDRÉ FILHO
DATA: 05/07/2023
LOCAL: Sala Remota
TÍTULO: A DIDATIZAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO GÊNERO RELATÓRIO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento acadêmico na educação básica. Sequência didática. Gênero discursivo relatório científico no ensino médio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar o processo e produção do gênero relatório e seus elementos constitutivos, a partir de propostas de sequências didáticas voltadas para o Ensino Médio e com foco nas características sociocomunicativas do respectivo gênero, permitindo aos alunos atuarem como produtores de textos competentes e por meio de uma proposta de ensino que considere o contexto situacional do gênero relatório científico, ao mesmo tempo em que favoreça o desenvolvimento das suas possíveis capacidades de linguagem. Assim, ao reconhecermos que o gênero escolhido está inserido na educação de nível médio, apresentando-se num contexto de ensino e aprendizagem de gêneros da esfera acadêmica, definimos um estudo a partir de tal gênero, por notarmos que esse gênero possibilita o uso da escrita e, consequentemente, da leitura na escola/academia, uma vez que descreve os resultados ou as ações desenvolvidas após uma atividade de trabalho relacionada às práticas linguageiras acadêmicas. Por isso, para alcançarmos o intento de nossa pesquisa, propomos uma intervenção pautada nas sequências didáticas para o oral e a escrita apresentadas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), assim como no conceito de gênero discursivo definido por Bakhtin (2000). No tocante à concepção de linguagem e ensino da escrita, consideramos as ideias de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Koch e Elias (2014). Em relação ao letramento acadêmico, debruçamo-nos sobre as ideias de Soares (2009), Dolz (2004), Leite e Pereira (2021), PCN’s (2001), BNCC (2018) e OCN’s (2006). No que se refere, especificamente, ao gênero relatório científico, utilizamos os estudos de Abreu-Tardelli, Nascimento e Valezi (2018), Batista e Nascimento (2011), Bakhtin (2000), Beltrão e Beltrão (2005), Ribeiro e Souza (2017) e Ursi (2008). Como procedimentos metodológicos, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual, por meio de uma pesquisa-ação e investigações de cunho intervencionista, tivemos como participantes alunos que cursam a 3ª série B do Ensino Médio de uma escola pública integral estadual do município de Curral de Cima - PB, com faixa etária entre 16 e 22 anos. Esses alunos estão inseridos em uma turma composta por 22 (vinte e dois) alunos, dos quais 13 (treze) aceitaram participar da nossa investigação e foram autorizados pelos pais e/ou responsáveis para colaborarem com ela. Dos 13 textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, foram selecionados seis textos da primeira versão e os seus respectivos seis textos da última versão, isto é, da reescrita final, totalizando 12 (doze) textos destinados à análise. Os resultados apresentados mostram que houve algumas melhorias e avanços no processo de escrita do gênero relatório científico da primeira para a segunda versão, em especial ao aspectos relacionados à estrutura do gênero, visto que nos aspectos ligados ao conteúdo temático, dificuldades detectadas na primeira versão, os alunos não buscam realizar as alterações sugeridas na segunda versão. Além disso, sobre o procedimento da sequência didática, em especial os módulos, contribuiu para que os resultados esperados fossem alcançados. Sendo, assim, um procedimento eficaz para os processos de ensino-aprendizagem de produção textual.
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ