PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: TUANNY BASTOS VENTURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TUANNY BASTOS VENTURA
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Sala Remota
TÍTULO: Vozes que não podem ser silenciadas: propostas didáticas sobre práticas e estratégias de leitura com autores afro-brasileiros
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Estratégias de Leitura; Círculo de Leitura; Práticas sociais; Autores Afro-brasileiros.
RESUMO: Esta dissertação busca explorar a importância da leitura em nossas vidas e do quanto ela está presente em todos os âmbitos. Inclusive, até antes de apresentarmos a ler e a escrever propriamente dito. Sendo assim, é fundamental que o ensino da leitura também seja pautado nas práticas sociais - a leitura nos seus usos sociais -. No entanto, mesmo que os alunos estejam em séries maiores como a do Ensino Médio, ainda é possível perceber uma resistência, grande dificuldade e desinteresse quando o assunto é ler. A fim de contribuirmos para uma mudança nesse cenário, este trabalho tem como objetivo principal apresentar propostas de atividades de leitura por meio do Círculo de Leitura e Estratégias de Leitura que aspiram a consolidação das práticas leitoras de alunos do Ensino Médio para escolas da rede pública da cidade de João Pessoa e com potencial para abarcar outros tipos de escolas. Estabelecemos como objetivos específicos: identificar e analisar as estratégias de leitura e a sua importância nas práticas de leitura; incentivar o ensino da leitura compartilhada; elaborar atividades de leitura a partir das estratégias de leitura e do círculo de leitura; incentivar a leitura de autores afro-brasileiros. Para conduzir este trabalho, utilizando as contribuições teóricas de Paulo Freire (1998, 2003) Martins (1998), Eliane Yunes (1999), Souza (2012), Vincent Jouve (2002) sobre as divergentes definições que a leitura pode ter; Isabel Solé (1998) e Girotto e Souza (2010) sobre as estratégias de leitura e Rildo Cosson (2009;2014) para abordar o círculo de leitura. O procedimento metodológico consiste em uma natureza qualitativa e descritiva. Apresentaremos duas propostas didáticas: a primeira sobre as estratégias de leituras com o antes - durante e depois da leitura e a segunda, com a metodologia do círculo de leitura relacionando de que maneira podemos usar as estratégias de leituras. Serão utilizadas 06 obras principais na atividade: o poema Vozes mulheres de Conceição Evaristo; música “Mama África” de Chico César; monumento “Mãe Negra” de Júlio Guerra; conto “Maria” de Conceição Evaristo; tirinha “Santos 06” de Leandro Assis; poema “Identidade” de Jennifer Nascimento. Por se tratar de propostas que ainda serão aplicadas, não teremos como apresentar os resultados alcançados, mas esperamos que as atividades sugeridas possam contribuir no incentivo da leitura e em uma maior proficiência leitora dos estudantes. Além disso, almejamos que a pesquisa desenvolvida também seja uma contribuição para a academia e para os futuros professores na área da educação.
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA