PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: ANTONIO EDINALDO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANTONIO EDINALDO DE OLIVEIRA
DATA: 14/07/2023
LOCAL: Sala Remota
TÍTULO: ANÁLISE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS PROBEX DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DA UFPB – CAMPUS I
PALAVRAS-CHAVES: Projetos de extensão; Processo de avaliação; Extensão universitária. Curso de Letras.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As práticas pedagógicas e as interações sociais estão em constante evolução hodiernamente. Por isso, faz-se necessário promover reflexões a respeito, visto que estes entendimentos a serem aplicados no processo de ensino-aprendizagem permearão a ação docente. A este respeito, sabe-se que a universidade é composta por um tripé, a saber: o ensino, a pesquisa e a extensão. Percebe-se que há muita produção acadêmica sobre as duas primeiras áreas. Por isso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de avaliação dos projetos de extensão submetidos e examinados pelo Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) e pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em atendimento ao Edital do Programa de Bolsa de Extensão 03/2021, da Pró-reitora de extensão (PROEX). Para a realização da investigação são consideradas as notas atribuídas aos critérios de avaliação do referido edital e os pareceres emitidos pelos avaliadores como forma de apresentar, panoramicamente, a adequação das ações ao que se prevê enquanto prática extensionista. Para as análises, são verificadas as determinações estabelecidas no edital, elaborado a partir das diretrizes para Extensão Universitária, estabelecidas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), documento oficial que apresenta o entendimento da Extensão como um processo educativo, cultural e científico que compõe o tripé indissociável ao se articular com o ensino e a pesquisa. Esta dissertação fundamenta-se também nas perspectivas de Gadotti (2017), Gurgel (1986), Nogueira (2001) com relação ao que se compreende enquanto atividade extensionista. Como natureza metodológica, além da revisão de literatura sobre o tema em questão, conforme Lakatos, Marconi (2009), a presente pesquisa se caracteriza como qualitativa e interpretativista. Por ter sido estabelecido como marco temporal o edital supracitado, obteve-se como corpus, doze projetos de extensão submetidos e avaliados pelos docentes dos departamentos citados. A investigação foi realizada à luz da análise do discurso de Bardin (2011), com o objetivo de traçar o perfil pedagógico das ações. Pôde-se perceber que, em sua maioria, os projetos de extensão, na visão dos julgadores, apresentam convergência com o edital de extensão quanto aos seus critérios de avaliação. Por outro lado, a partir da análise dos pareceres apresentados, foi possível inferir que há julgadores que têm emitido análises incompletas ou descrição avaliativa que não condiz com o que se espera. Ao serem observadas criteriosamente as exigências do edital, a avaliação adequada permite a viabilidade de realização de projetos de extensão que corroborem com a formação dos discentes de graduação que atuam na equipe de execução. Os aspectos positivos destacados pelos avaliadores incluem a interdisciplinaridade, a conexão com políticas públicas e/ou com a sociedade em geral, além da previsão de resultados tangíveis e possíveis. A partir das observações desenvolvidas, apresentamos, como proposta de intervenção, um material que servirá de guia sugestivo de orientações para a avaliação de propostas de extensão, no intuito de contribuir com o aprimoramento do processo e verificação dos critérios estabelecidos nos editais.
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo ao Programa - 1814687 - LINCOLN ELOI DE ARAUJO