PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: THIAGO VIDAL LEANDRO

DISCENTE: THIAGO VIDAL LEANDRO
DATA: 24/08/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Apropriação de Aspectos Culturais e Linguísticos no Ensino de Língua Estrangeira Moderna Através de Animações Cinematográficas Hispânicas
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Hispânica. Animações Cinematográficas. Sequências Didáticas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de prover mecanismos que proporcionem a apropriação de aspectos culturais e linguísticos no ensino de língua estrangeira moderna – espanhol através de sequências didáticas baseadas em animações cinematográficas hispânicas, destinados a professores da educação básica. Para tanto, apresentamos reflexões teórico-metodológicas acerca do ensino de línguas estrangeiras com base na linguística aplicada e na sociolinguística variacionista levantadas por Cerutti-Rizatti (2008) e Labov (2008). No aspecto teórico-metodológico, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, de cunho bibliográfico. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos um teste diagnóstico e aplicação de 13 (treze) sequências didáticas que objetivavam contribuir para a revisão e aprofundamento de conteúdos socioculturais presentes em países como Espanha, México e Colômbia em turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola pública profissionalizante estadual, situada na cidade de Barbalha-CE. O relato de experiência e o material desenvolvido e aplicado pelo autor, contribui para ampliar o campo da percepção sociolinguística e sociocultural dos 120 (cento e vinte) estudantes envolvidos.
Externo à Instituição - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Presidente - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA