PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: REGINALDO PEDRO DE LIMA SILVA

DISCENTE: REGINALDO PEDRO DE LIMA SILVA
DATA: 02/10/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: O GÊNERO TEXTUAL RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Relato de experiência; sequência didática; ensino médio; projeto de vida; língua materna.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta dissertação apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do gênero textual relato de experiência no 1º ano do Ensino Médio, integrando-o às aulas de Projeto de Vida e o Ensino da Língua Materna. O objetivo é promover a reflexão e compreensão dos aspectos sociolinguística presentes no gênero textual relato de experiência. O relato de experiência é um tipo de texto que permite aos estudantes expressarem vivências pessoais e compartilharem aprendizados, desenvolvendo habilidades de escrita, reflexão e autoria. Com isso a sequência didática proposta baseia-se em atividades progressivas que envolvem a leitura e análise de relatos de experiência, a identificação de características desse gênero textual e a produção de textos próprios pelos alunos. Ao integrar essa proposta às aulas de Projeto de Vida, busca-se estimular os alunos a refletirem sobre suas experiências pessoais, identificar aprendizados e planejar futuras ações. Já no contexto do ensino da Língua Materna, a proposta visa aprimorar a capacidade de expressão escrita, enriquecer o vocabulário e desenvolver competências linguísticas. Acredita-se que essa abordagem integrada contribuirá para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a escrita autêntica, o pensamento crítico e a construção de identidades. Além disso, a proposta busca valorizar a diversidade de experiências dos estudantes, estimulando a empatia e o diálogo entre eles. A sequência didática é estruturada em etapas progressivas, que envolvem a leitura e análise de relatos de experiência autênticos, a produção individual e coletiva de relatos e a reflexão sobre a diversidade sociolinguística. Espera-se que essa proposta contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os para a expressão da sua identidade e experiências vivenciadas, além de promover uma consciência sociolinguística mais ampla.
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL