PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: GERUZA DE ARAÚJO BARRETO REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERUZA DE ARAÚJO BARRETO REIS
DATA: 02/10/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: consciência fonológica; textos literários; produção autobiográfica
PÁGINAS: 240
RESUMO: A presente dissertação é resultado da intervenção pedagógica mediante a execução de uma sequência didática (SD) baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que teve como finalidade desenvolver as aptidões linguísticas inerentes ao gênero autobiografia e incentivar o desenvolvimento da consciência fonológica por meio de textos literários, pois os textos em questão podem ser constituídos por rimas e aliterações, que mesclam a poesia com a canção e, consequentemente, com a ludicidade, configurando-se como recursos didáticos que contribuem com a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), ampliando tanto os níveis de escrita dos discentes, como também proporcionando-lhes mais domínio em suas produções autobiográficas. O referido estudo se materializou nas aulas de Língua Portuguesa, na escola Aruanda, pertencente a rede municipal de João Pessoa/PB, tendo como público alvo, crianças do 2° ano do Ensino Fundamental, etapa estudantil na qual os estudantes precisam consolidar o domínio da alfabetização, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (BRASIL,2018). Para a concretização dessa pesquisa contamos os aportes teóricos de Soares (1998, 2021), Ferreiro e Teberosky (1999), Antunes (2005), Bakhtin (1992) Lenner (2002), Moita Lopes (2006), Piccoli e Camini (2012), Morais (2020), Scherer (2012), Cócco e Hailer (1999), Bortoni-Ricardo ((2004, 2005, 2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Klüger (2009), Lejeune (2014), dentre outros que se dedicam as referidas áreas do conhecimento, bem como com as contribuições da BNCC (BRASIL, 2018), juntamente com outros documentos de base nacional, que nos deram os subsídios necessários. No tocante a metodologia, ela é qualitativa e quantitativa, baseadas em Bardin (2016), Bortoni Ricardo (2008) e Prodanov e Freitas (2013), e refere-se a uma pesquisa-ação que segue os pressupostos de Thiollent (2008), é ancorada na Linguística Aplicada (LA), segundo Menezes (2009) e, executada nas aulas de língua portuguesa, por meio de uma SD que segue os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), resultando em produções autobiográficas. Para o levantamento dos dados, e as análises iniciais dos mesmos, utilizamos a primeira produção textual do referido gênero e, dessa forma obtivemos o diagnóstico inicial, o qual analisamos sob a ótica da Psicogênese da Língua Escrita, com relação aos aspectos quantitativos, e referindo-se aos princípios qualitativos, seguimos as características linguísticas do gênero em questão, observando a organização estrutural e também os elementos linguísticos que estão relacionados com a produção escrita, nos respaldando na sociolinguística educacional, que segue os direcionamentos de Bortoni-Ricardo (2004), e de Soares (2021), levando em consideração as nuances da nossa língua e a etapa educacional dos envolvidos, e dessa forma, realizamos o mapeamento das habilidades já consolidadas e suas possíveis dificuldades. Instrumento didático que nos deu subsídios para elaborarmos e executarmos 4 (quatro) módulos da SD, que foram motivados pelos textos literários, envolvendo a interdisciplinaridade e outras ações pedagógicas inerentes ao gênero específico da produção e, após a execução dos referidos módulos, fizemos a produção final. Por fim, contemplamos as análises comparativas entre as produções inicial e a final, dos participantes autorizados, abordando os aspectos quantitativos sob a luz da já citada Psicogênese da Língua Escrita, e com relação aos qualitativos, analisamos 18 (dezoito) produções textuais autobiográficas, sendo 9 (nove) iniciais e 9 (nove) finais, com o objetivo de verificarmos os possíveis avanços entre as respectivas produções, e ao mesmo tempo compreender e justificar os equívocos ortográficos diante dos registros escritos, tendo em vista a complexidade da nossa língua e a fase de desenvolvimento dos educandos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES