PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS
DATA: 03/11/2023
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: DIÁLOGO ENTRE A LINGUÍSTICA APLICADA E A PEDAGOGIA: uma proposta para a formação do pedagogo da Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Linguística aplicada. Práticas de letramentos. Formação de professores. aquisição da linguagem.
RESUMO: A escola é um lugar de formação humana que deve priorizar as diferentes linguagens e o desenvolvimento integral dos alunos, seja nas dimensões sociais, afetivas, físicas e intelectuais. Nessa perspectiva, ressaltamos que este trabalho visou apresentar um estudo linguístico, voltado para a reflexão sobre as áreas de conhecimentos pedagogia e a Linguística Aplicada, além disso, buscamos com a pesquisa responder a pergunta problema que motivou o nosso estudo: é possível correlacionar os conhecimentos da área da Linguística Aplicada, com a área da pedagogia para a melhoria da formação dos pedagogos que estão atuando com as práticas de letramentos na Educação Infantil? E, como hipótese do trabalho, supomos que o conhecimento linguístico para o agir docente de um profissional licenciado em pedagogia poderá oportunizar melhores práticas de letramento e, consequentemente, irá ampliar as aprendizagens dos discentes. Entendemos que, para cumprir esse propósito, precisamos estabelecer os objetivos a serem alcançados e, assim, apresentamos como objetivo geral: refletir sobre a importância da LA na formação docente dos professores pedagogos que atuam na EI. Para isso, temos como objetivos específicos: descrever a composição curricular do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes em práticas de letramento a partir do trabalho com o gênero fábula para desenvolver as habilidades linguísticas (orais) das crianças. Além disso, propomos a intervenção por meio da produção de um Guia Pedagógico com práticas de leitura envolvendo o gênero fábula para o ensino. E, para atender aos objetivos alicerçamos este trabalho à luz de alguns teóricos da educação e da linguística, que discutem e analisam questões sobre letramentos e a aquisição da linguagem, como: Soares (2020) e Kleiman (1995), Vygotsky, Bakhtin (2011), Cosson (2021), e os documentos normativos (BNCC, 2017), entre outros. Organizamos o trabalho em 7 sete capítulos Sendo eles: o capítulo I, traz uma discussão sobre o percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil, o capítulo II apresenta quem é o professor da educação infantil, o capítulo III buscamos apresentar o campo de experiência, escuta, fala pensamento e imaginação e o ensino de língua na educação infantil, o capítulo IV é voltado a metodologia da pesquisa, o capítulo V discorremos sobre as análises e discussões, o capítulo VI apresenta a Proposta de Intervenção Pedagógica, e por fim o VII capítulo traz as nossas considerações sobre o trabalho. À escolha da metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa e qualitativa, de natureza Aplicada, quanto ao seu objetivo, essa pesquisa é descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos aplicamos um questionário semiestruturado junto aos pedagogos. Mediante as análises feitas, elaboramos a intervenção que culminou no produto Guia pedagógico: práticas de leitura a partir do gênero textual fábula.
Externo ao Programa - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL