PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: IANE MIRELE MENDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IANE MIRELE MENDES DA SILVA
DATA: 26/10/2023
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: consciência fonológica; vozeamento consonantal; proposta de intervenção.
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo principal propor uma prática focada em atividades de consciência fonológica com uma criança do 5º ano do ensino fundamental, que já passou da fase da alfabetização, mas que ainda apresenta dificuldade com consoantes em correspondência biunívoca, seja na leitura seja na escrita, a exemplo da troca do /p/ por /b/ e do P por B. Para tanto, serão levantados os possíveis fatores que contribuem para a demora do processo de consolidação da alfabetização da criança, assim como as possíveis incidências de desvios na escrita de palavras, trocas e omissões de letras e como ocorrem esses fenômenos. Com base na avaliação diagnóstica, serão propostas atividades de consciência fonológica relacionadas ao trabalho com a correspondência biunívoca entre fonema e grafema. Por fim, após a análise comparativa entre os dados diagnósticos e pós-intervenção, será descrito o processo de desenvolvimento da consciência fonológica do aluno.
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA