PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: GERUZA DE ARAÚJO BARRETO REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERUZA DE ARAÚJO BARRETO REIS
DATA: 30/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: consciência fonológica; textos literários; produção autobiográfica.
PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente dissertação é resultado de uma intervenção pedagógica estruturada nas etapas da sequência didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que foi aplicada com estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aruanda, pertencente ao município de João Pessoa /PB, cujo objetivo geral consistia em trabalhar a consciência fonológica por meio dos textos literários, com o intuito de ampliar suas habilidades com relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e estimular a autonomia e o domínio linguístico diante de suas produções autobiográficas. Para o referido estudo, nos embasamos principalmente nos aportes teóricos de Soares (1998, 2021), Ferreiro e Teberosky (1999), Antunes (2005), Morais (2020), Scherer (2012), Cócco e Hailer (1999), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006), Lenner (2002), Pedrosa (2014), Cagliari (1999), para abordamos a concepção de língua escrita e o ciclo de alfabetização; de Bakhtin (1992), Marcuschi (2002, 2008), Bronckart (2007), de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para explanarmos sobre os gêneros textuais, sua importância e o ensino do mesmo por meio de SD; de Klüger (2009) e Lejeune (2014), para explorarmos o gênero autobiografia, dentre outros teóricos renomados que se dedicam as referidas áreas do conhecimento, bem como das contribuições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC, BRASIL, 2018), dos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, BRASIL, 2012, 2015), juntamente com outros documentos de base nacional, que nos deram os respaldos legais e pedagógicos. No tocante a metodologia, ela é qualitativa e quantitativa, baseadas em Bardin (2016), Bortoni Ricardo (2008) e Prodanov e Freitas (2013), e refere-se a uma pesquisa-ação que segue os pressupostos de Thiollent (2008), sendo ancorada na Linguística Aplicada (LA), conforme Menezes (2009). Para o levantamento dos dados, utilizamos a primeira produção textual do referido gênero, a qual analisamos sob a ótica da Psicogênese da Língua Escrita, com relação aos aspectos quantitativos, e referindo-se aos qualitativos, seguimos as características do gênero em questão, observando a organização estrutural e os elementos linguísticos que são inerentes à produção escrita. Instrumento didático que nos deu os subsídios necessários para elaborarmos e executarmos os módulos da SD, motivados pelos textos literários que envolveram a interdisciplinaridade, resultando na produção final, que nos possibilitou as análises comparativas, iniciando com o método quantitativo, verificando os níveis de escrita dos 15 (quinze) participantes autorizados e finalizando com o qualitativo, que nos trouxe a comparação entre 9 (nove) produções textuais iniciais e finais, nas quais podemos verificar os avanços obtidos entre as respectivas produções, ao mesmo tempo em que compreendemos os equívocos diante dos registros escritos em virtude das nuances da nossa língua e da etapa educacional dos envolvidos, e por isso, os justificamos. Com relação aos resultados do presente estudo, ressaltamos que houve evoluções expressivas e significativas, tanto no que se refere ao desenvolvimento do SEA, como também na estrutura organizacional do texto autobiográfico, o que comprova os benefícios dos textos literários para o desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, dos níveis de escrita, e da SD para o ensino processual da produção escrita do gênero textual autobiografia.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA